Política pública de combate ao cigarro

O tabagismo (hábito de fumar) é, reconhecidamente, uma doença crônica resultante da dependência de nicotina e um fator de risco para mais de 50 doenças, entre elas, vários tipos de câncer, asma, infecções respiratórias e doenças cardiovasculares.
O tratamento do tabagismo apresenta um ótimo custo-benefício aos cuidados de saúde, principalmente relacionados às doenças crônicas.
O Programa Nacional de Controle do Tabagismo – PNCT, fornece condições para o tratamento do tabagismo no município e para as equipes de Atenção Básica que assumirem o compromisso de organizar e implantar as ações para o cuidado da pessoa tabagista. 
O tratamento inclui avaliação clínica, abordagem intensiva, individual e ou em grupo e, caso necessário, terapia medicamentosa juntamente com a abordagem intensiva. 
Os medicamentos fornecidos são Terapia de Reposição de Nicotina, adesivo transdérmico  de 7 mg, 14 mg, 21mg e pastilha ou goma de mascar 2 mg, e o Cloridrato de Bupropiona – comprimidos de 150 mg. 
O gestor municipal deve estar cadastrado no PMAQ, através do sítio eletrônico www.saude.gov.br/dab, onde deve optar por ofertar o tratamento do tabagismo.
AÇÃO/CAPACITAÇÃO – Diante disso, a Secretaria Estadual de Saúde e 14ª Regional de Saúde (Seção de Atenção Básica), sob a coordenação da enfermeira Darsone Aguetoni, irá realizar a Capacitação para Abordagem Intensiva no Cuidado a Pessoa Tabagista na Rede SUS. Será na próxima terça-feira, no auditório da Amunpar, em Paranavaí. 
Foram inscritos 90 profissionais de saúde de toda a região Noroeste, 2 profissionais da 17ª Regional de Londrina, 2 da 8ª Regional de Francisco Beltrão, sendo 27 médicos, 43 enfermeiros,7 farmacêuticos, 4 psicólogos, 5 odontólogos e 1 assistente social.
A coordenadora estadual  do Programa do Tabagismo, Márcia Sturm, será a representante do governador Beto Richa e uma das palestrantes do evento. 
Foi constatado o grande interesse e adesão dos municípios da 14ª Regional de Saúde, sendo que de 29 municípios apenas 5 não enviaram inscrições, mas em 2 deles já tem equipe treinada e em desenvolvimento.