População adere à campanha para coleta de lixo eletrônico
O frio e a chuva não atrapalharam a coleta de Lixo Eletrônico em Paranavaí e em 11 municípios da região, ontem. Os moradores aproveitaram a oportunidade e “desapegaram” de produtos que já não tinham mais utilidade e eram de difícil descarte. A coleta de Lixo Eletrônico foi organizada pelo Consórcio Intermunicipal do Caiuá Ambiental (Cica).
O empresário Willian Reeberg foi até a Praça dos Pioneiros e levou teclado de computador, telefone, central de alarme, mouse. impressora e bateria de telefone celular. “Temos que ter consciência de preservar o meio ambiente. Fazer o descarte da forma adequada ajuda a qualidade de vida de todos”, disse Reeberg.
RECEPTIVIDADE – O secretário-executivo do Cica, José Edegar Pereira (Bedão), comentou que a receptividade da população foi boa em Paranavaí e região.
“As pessoas estão aproveitando para fazer a entrega nos pontos de arrecadação. Num primeiro momento é possível perceber que o descarte maior é de produtos ligados à informática”.
Existe uma Lei que obriga os fabricantes a recolher os materiais produzidos e que estão inservíveis. Porém, a Lei exige que o consumidor apresente a nota fiscal de compra no momento da entrega do material.
“Isso dificulta bastante porque na maioria das vezes as pessoas já se desfizeram da nota fiscal. Portanto, essa campanha surge para resolver o problema de quem não tem onde se desfazer desses produtos. Nosso objetivo é dar uma opção para que esse material não seja descartado de forma errada e polua o meio ambiente”, comentou o secretário-executivo do Cica.
O secretário municipal de Meio Ambiente de Paranavaí, Ramiro Kulevicz, destacou a importância do recolhimento. “Com essa coleta acredito que diminuirá o descarte irregular que hoje acontece em Paranavaí. Muitas vezes os munícipes jogam nas ruas ou até mesmo nos aterros que são locais inadequados”, afirmou Kulevicz.
O QUE PODE SER ENTREGUE – A coleta continuará hoje (8) até às 17h nos pontos de arrecadação de Paranavaí e região. Estarão sendo coletados aparelhos de DVD, de fax, aparelhos de som, videogame, aquecedores, ar-condicionado, baterias de celular, cabos, caixa de som, carregadores, CD room, celulares, central telefônica, chapinhas, computadores, placa mãe, placa de vídeo, placa de computadores, conectores, copiadoras, CPU, HD, estabilizadores, fios, fontes, impressoras, máquinas fotográficas, memórias, moldem, monitor CRT e LCD, mouse, nobreaks, notebook e pen drives.
Além de Paranavaí, participam da campanha as cidades de Amaporã, Cruzeiro do Sul, Inajá, Mirador, Nova Aliança do Ivaí, Paranavaí, Santo Antônio do Caiuá, São Carlos do Ivaí, São João do Caiuá, São Manoel do Paraná, Tamboara e Terra Rica.