População do Jardim Morumbi comemora pavimentação da Rua X

16.425 dias, 540 meses, um total de 45 anos. Os números podem ser os mesmos, mas têm significados diferentes.
Para muitos, esse é o tempo esperado para se conseguir uma aposentadoria e desfrutar o restante da vida, graças a seu esforço. Para a população do Jardim Morumbi, esse foi o tempo de espera para que a Rua Cosmo Damiani Jacovozzi, a conhecida Rua X, fosse pavimentada.
Após anos de sofrimento com poeira e lama, os problemas finalmente foram resolvidos com a pavimentação completa da rua, neste ano.
O presidente da Associação dos Moradores do Jardim Morumbi, Edson Souza, enalteceu o trabalho realizado na rua. “Era uma obra esperada por todo o bairro. Muitas pessoas estão sendo beneficiadas desde que o asfalto chegou à rua. Estou no bairro há 42 anos, e há 25 moro nesta rua. É um sonho realizado”, comemora Souza.
Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, o Jardim Morumbi é um dos únicos bairros com 100% da pavimentação concluída.
“Nossa preocupação sempre foi em levar o asfalto em lugares que não existiam. Priorizamos parte da população que sofria a cada vez que saía de casa. Apesar de alguns problemas a serem aparados, se andarmos pelo bairro, vamos perceber que as ruas estão pavimentadas. Sempre trabalhamos e vamos continuar trabalhando no Jardim Morumbi”, disse o secretário de Desenvolvimento Urbano, Edson Batista.
Conhecido como “Seu Zé”, o aposentado José Martins disse não acreditar que estaria vivo antes da pavimentação. “Antes a situação era horrível. Hoje, contamos com asfalto de boa qualidade. Quando chovia, não conseguia sair de casa, era obrigado a parar o carro a quadras de distância da minha casa. Confesso que não tinha esperança, mas alcancei mais essa importante conquista para o bairro”, agradece o morador da Rua X.
“Nós estabelecemos como prioridade, desde quando assumimos a Prefeitura, levar asfalto onde não existia. Existem problemas, sabemos disso, mas enaltecemos aquilo que conquistamos. Bairros que eram tidos como periferias, hoje possuem asfalto de qualidade. Pessoas que antes sofriam diariamente para sair de suas casas, agora estão felizes por saber que valorizamos todos os cidadãos. Vamos dar continuidade ao trabalho e, até o final do ano, recuperaremos ruas para deixar a cidade nas melhores condições possíveis”, enfatizou o prefeito Rogério Lorenzetti.
OBRAS FUTURAS – No início do mês de abril, a Secretaria de Infraestrutura executou obras de recapeamento asfáltico em duas importantes vias no Jardim Morumbi. As avenidas Mauá e Guanabara tiveram parte das depressões asfálticas recuperadas, porém, as ruas não ficarão da atual maneira.
“Essas avenidas são de grande importância para o bairro, e por isso, elas estão no convênio do Governo do Estado. Vamos recuperá-las assim que o dinheiro for liberado”, garantiu o secretário de Infraestrutura do município, Reginaldo Avelar.
Contudo, as avenidas Mauá e Guanabara não serão as únicas vias do Jardim Morumbi a serem reperfiladas com o repasse do Governo do Estado.
“Vamos trabalhar em diversas ruas do bairro e pavimentar vias coletoras que são essenciais no dia a dia da população. Apenas no Jardim Morumbi, serão executados 20.678,66 m² de pavimentação, número extremamente expressivo, ainda mais nos tempos de crise que vivemos. O prefeito Rogério Lorenzetti está em Curitiba para assinar o convênio e resolver situações pendentes para que as obras possam ser iniciadas o quanto antes”, afirmou o secretário de Comunicação Social de Paranavaí, Guto Costa.
Porém, a Prefeitura enfrenta um problema inesperado no meio do caminho. A empresa 3W, embora não tenha participado do processo de licitação, impetrou um mandado de segurança requerendo liminar para suspender o processo licitatório, alegando não concordar com a espessura de reperfilamento que o edital previu.
A Procuradoria Geral do Município (PGM) ingressou com recurso requerendo a suspensão da liminar para dar continuidade ao processo licitatório. Um dos Procuradores vai pessoalmente até Curitiba protocolar o recurso junto ao Tribunal de Justiça.

Confira detalhes sobre as ruas que serão reperfiladas no Jardim Morumbi no convênio com o Paraná Cidade do Governo do Estado:

– Avenida Mauá (Entre a Rua Cosmo Damiani Jacovozzi e a Avenida Gabriel Esperidião) – Área total: 10.011,13 m²
– Rua Ronaldo da Silva Azeredo e Avenida Guanabara (Entre a Avenida Gabriel Esperidião e a Rua Hilda Camargo Botelho) – Área total: 3.777,72 m²
– Rua Ronaldo da Silva Azeredo (Entre a Avenida Guanabara e a Avenida Domingos Sanches) – Área total: 1.178,72 m²
– Rua Cícero Pereira Araújo (Entre a Avenida Guanabara e a Avenida Domingos Sanches) – Área total: 1.124,42 m²
– Avenida Guanabara (Entre a Rua Ronaldo da Silva Azeredo e a Rua Clóvis Avelar da Silva) – Área total: 879,30
– Rua Antônio Novaes Filhos (Entre a Avenida Gabriel Esperidião e a Rua Domingos Sanches) – Área total: 3.707,37 m²

PROTESTO

Ontem, em redes sociais, circularam imagens de um protesto na rua Domingos Sanches, no mesmo Jardim Morumbi. Nesta rua, de acordo com informações postadas nas redes sociais, existem muito buracos e os moradores do local pedem recapeamento.