População transforma caixas de contenção em lixões

O flagrante é de ontem à tarde. Uma caixa de contensão da Estrada Rural Mirassol, perto do Bairro Chácara Jaraguá em Paranavaí, parecia um lixão a céu aberto. O pior: o lixo é jogado pelos proprietários rurais ou moradores, usuários da via. As caixas são recursos fundamentais para reter água da chuva.
A chuva, aliás, se torna um novo drama por causa da sujeira. O lixo se espalha pela pastagem e pode causar inúmeros prejuízos. O secretário de Agricultura de Paranavaí, Osmar Wessler, explica que um dos problemas é o grande volume de sacolas plásticas que vão parar nas pastagens.
O gado pode comer as sacolas e até morrer em consequência da ingestão do material. Sem contar que lixo e sacolas plásticas acumulam água e podem contribuir para espalhar o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
Wessler conta que a secretaria não vence eliminar lixões. Em uma semana, detalha, os locais voltam a virar bolsões de lixo. No caso específico, recorda-se, recentemente o lixo foi enterrado e a caixa limpa. Agora a situação volta ao que estava anteriormente, lamenta.
O difícil é imaginar que a maioria de tais pessoas tem coleta regular de lixo em suas residências, mas, aproveita o caminho para deixar seus resíduos, informa.
Para combater a prática danosa de jogar lixo nas estradas rurais, o secretário pede a participação das pessoas. Ele sugere que os cidadãos fotografem ou anotem placas de veículos e passem para o serviço público. “Se for identificado vamos responsabilizar”, afirma.