Por erro “grotesto” árbitro é afastado

SÃO PAULO – A Federação Paulista de Futebol comunicou que o árbitro Thiago Duarte Peixoto foi afastado após os erros cometidos no clássico entre Corinthians e Palmeiras, na última quarta-feira, quando expulsou o volante Gabriel, da equipe alvinegra, após outro jogador fazer falta sobre o atacante Keno, do time alviverde.
O árbitro, segundo a comissão, passará por avaliações técnicas, psicológicas e físicas. O tempo de afastamento não foi divulgado pela FPF.
Mais cedo, o TJD-SP (Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo) havia classificado a falha de Peixoto no dérbi como “grotesca”, ao mesmo tempo em que concedeu efeito suspensivo a Gabriel pelo cartão vermelho que lhe foi mostrado de maneira injusta.
Ainda na quarta-feira, após o fim da partida, o juiz admitiu seu equívoco e pediu desculpas. Ele também disse que espera seguir apitando mesmo após a falha cometida na Arena Corinthians.
“Eu escolhi ser árbitro e espero continuar minha carreira, já passei por momentos delicados na minha vida pessoal e agora tenho um na minha vida profissional. Espero seguir minha carreira, foi um erro, assim como pode ter erro no trânsito, pode errar um jogador, eu errei, mas quero continuar com a minha carreira. Espero, do fundo do meu coração, que a minha carreira continue”, salientou.
Segundo a FPF, porém, ele primeiro irá passar por “avaliações técnicas, psicológicas e físicas” antes de retomar o apito. Com isso, não deve mais trabalhar no Paulistão.
Outro erro grave cometido por Peixoto no dérbi foi não ter nem advertido o zagueiro Vitor Hugo, do Palmeiras, após o camisa 4 dar uma cotovelada no rosto do corintiano Pablo, já nos minutos finais da partida – o juiz não viu o lance e nada marcou.
Vitor Hugo inclusive já se desculpou pelo lance. A procuradoria do TJD-SP, porém, informou ao ESPN.com.br que irá denunciá-lo usando o vídeo da partida como recurso.