Posto Central de Nova Londrina fica com o título do Troféu DN
Foi um jogo digno de uma decisão, um confronto equilibrado e de alternativas, para marcar o fim da 39ª edição do Troféu Diário do Noroeste de Futsal.
O título deste ano foi para a cidade de Nova Londrina. A equipe do Posto Central conquistou o título nas penalidades, após empate em 3×3 com o Posto Alto Paraná, em decisão realizada anteontem no Ginásio de Esportes Antônio Lacerda Braga, em Paranavaí. Vale ressaltar a campanha invicta da equipe campeã deste ano.
No primeiro tempo, num jogo de muito estudo, Alto Paraná se projetou mais e fez o placar de 1×0.
No segundo tempo estavam reservadas as emoções, e muitas alternativas.
A equipe do Posto Central começou buscando o gol de empate e conseguiu. E conseguiu mais: virou o placar (2×1), aproveitando-se da instabilidade do adversário, que estourou o limite de falta faltando 13 minutos para o término do jogo.
E falando em alternativas, o Posto Central relaxou, já que era dono da situação, e veio o castigo. Na força, na vontade, a equipe de Alto Paraná empatou em 2×2.
Então, o Posto Central “acordou” e o jogo ficou ainda mais aberto. Faltando pouco mais de um minuto e meio para o fim do jogo, mais dois gols. Primeiro com o Posto Central fazendo 3×2 e o empate de Alto Paraná faltando 40 segundos, num golpe de sorte, onde a bola, chutada quase da linha de fundo, bateu em um zagueiro e tirou o goleiro da jogada.
A decisão foi para as penalidades, e o Posto Central foi mais eficiente: venceu de 4×1. Então, os atletas foram comemorar o título inédito para Nova Londrina, enquanto Alto Paraná ficou com o vice-campeonato pelo segundo ano consecutivo.
SOLENIDADE – Depois foi feita a entrega da premiação. Chamou atenção o fato da equipe campeã ficar com o troféu disciplina, algo raro. Aliás, o Posto Central de Nova Londrina levou três troféus: o de campeão, disciplina e do goleiro menos vazado (Mateus). O artilheiro foi Cláudio (Alto Paraná), com 11 gols.
Na briga pelo terceiro lugar, o Quintino Futsal/Colégio Nobel conquistou o troféu ao vencer a Belatriz Joias por 4×1.
O jornalista Saul Bogoni falou na solenidade, lembrando a criação da competição há cerca de 40 anos (por dois anos não foi realizada), numa idealização dele próprio, com o jornalista Ivo Ferreira Cardoso e o então presidente da Liga de Futsal, Valdomiro Pereira (Mirão).
Desde então foram 39 edições, com o campeonato ganhando “ares regionais”. Equipes de fora de Paranavaí estão se destacando na conquista do título. Ano passado o troféu foi para Terra Rica.
Para Saul Bogoni, o Troféu DN de Futsal deve ter continuidade para contribuir na formação de jovens. Ele ressaltou a juventude das equipes que disputaram a final anteontem.
Na solenidade também estavam presentes o presidente da Liga de Futsal, João Carlos Antunes; João Atílio Segré (Magal), da Fundação de Esportes de Paranavaí, e o ex-presidente da Liga, Valdomiro Pereira. Bom público compareceu para ver os dois jogos finais.
A promoção do evento foi da Liga de Futsal e da Fundação de Esportes, com apoio do Diário do Noroeste, Rádio Cultura e Rádio Paranavaí.
Resumo dos jogos
Decisão do 3º lugar.
Quintino Futsal/Colégio Nobel 4×1 Belatriz Joias.
Equipes e gols:
Quintino Futsal/Colégio Nobel – Everton (1), Luís, Alessandro, Alexandre, Douglas, Paulo, Guilherme, Cléverson, Marcel (2), Tiago e Tales (1).
Belatriz Joias – Jean, Anderson, João Cláudio, Alexandre, Mateus, Sidenei, Natan, Júlio (1), Rodicler, Fábio e Rodrigo.
Decisão do título:
Posto Alto Paraná 3×3 Posto Central (Posto Central venceu nos pênaltis: 4×1)
Equipes e gols:
Posto Central/Nova Londrina – Mateus, Leandro, Guilherme (1), Sílvio, Pedro, Diego, Hemerson e Bruno (2)
Posto Alto Paraná – Jessé, Rogério, Guilherme, Thiene, Cláudio (2), Alan, Felipe, Adriano (1), Tiago, Diego e Pedro.
Arbitragem: Dejair Santana, Ademir Alexandre da Costa, Lilian Hernandes e Edna Reis.