Postos de saúde de toda a região abrirão até 17 horas no sábado

Sábado (13) será o dia nacional de mobilização pela vacinação contra a gripe. Por isso, todas as unidades básicas de saúde do Noroeste do Paraná abrirão das 8 às 17 horas para atender a comunidade.
A chefe regional da Seção de Vigilância Epidemiológica, Samira Silva, destacou a importância de receber a vacina o mais rapidamente possível, afirmando que o tempo para o sistema imunológico reagir à dose é de 15 a 21 dias.
Samira também ressaltou a necessidade de apresentar o cartão vacinal no momento de receber a imunização. É que o documento registra todas as doses recebidas pelo paciente, ou seja, se houver defasagem, será possível atualizar a vacinação.
A campanha de vacinação é voltada para crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, trabalhadores de saúde, gestantes, mulheres que deram à luz há até 45 dias, idosos e pessoas com doenças crônicas e comorbidades.
Neste ano, uma novidade: professores de escolas públicas e particulares, de todos os níveis de ensino, também estão incluídos no público-alvo. Para receber a vacina é preciso estar atuando em sala de aula.