Poucas pessoas com Título de Eleitor cancelado fizeram a regularização

Quem não fez a atualização biométrica até 11 de agosto teve o Título de Eleitor cancelado. Entre moradores de Amaporã, Nova Aliança do Ivaí, Paranavaí e Tamboara, 9.945 pessoas não compareceram. Todas precisam ir ao Fórum Eleitoral para regularizar a situação, mas por enquanto a procura é baixa.
Chefe de cartório da 138ª Zona Eleitoral de Paranavaí, Cristiano Tomaz de Aquino explicou que não houve prorrogação do prazo, como tinha sido anunciado anteriormente. Quem não fez o recadastramento biométrico pode perceber as restrições a qualquer momento, informou.
O cancelamento do Título de Eleitor impede, por exemplo, acesso a linhas de crédito bancário, matrícula em instituição de ensino superior e posse em cargo público. Sem o documento, também não é possível conseguir passaporte. Além disso, o cidadão fica impedido de votar nas próximas eleições.
Aquino apontou outro problema. Se a Receita Federal cruzar os dados com os da Justiça Eleitoral e constatar o cancelamento do Título de Eleitor, fará a suspensão do CPF. Se isso ocorrer, o cidadão perde o direito aos benefícios sociais e à aposentadoria.
Desde que o prazo para o recadastramento eleitoral terminou, o Fórum Eleitoral de Paranavaí contabilizou 225 regularizações. Significa que 9.720 ainda estão sem Título de Eleitor. Essas pessoas têm até maio de 2018 para que resolvam a situação e possam votar.
Segundo o chefe de cartório da 138ª Zona Eleitoral, estão irregulares 8.894 moradores de Paranavaí, 452 de Amaporã, 392 de Tamboara e 207 de Nova Aliança do Ivaí. Devem ir ao Fórum Eleitoral de Paranavaí munidos de comprovante de residência e documento pessoal com foto.
SERVIÇO – O Fórum Eleitoral de Paranavaí localiza-se na Avenida Heitor de Alencar Furtado, 3.300, Jardim São Jorge. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas.