Prazo para comprovar a vacinação do rebanho termina nesta segunda

Segunda-feira é o último dia para comprovar a vacinação dos rebanhos contra a febre aftosa. Quem perder o prazo estará sujeito a autuações e multas: o produtor que tenha até 10 animais pagará R$ 799; o que tiver mais terá de pagar R$ 79,90 por cabeça.
A estimativa da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) de Paranavaí é que em toda a região Noroeste haja 914 mil animais. Todos precisam ser imunizados contra a doença. Assim, além de manter a sanidade do rebanho, o produtor contribui para que o Estado mantenha a condição de área livre da febre aftosa.
Para comprovar a vacinação, o pecuarista precisa pedir a nota fiscal das doses adquiridas e fazer a relação de todo o rebanho (com idade e sexo). Depois, basta ir até uma unidade de fiscalização da Adapar e completar o processo de comprovação.
O produtor pode, ainda, fazer a declaração pela internet. Nesse caso, é preciso informar a intenção para o vendedor, que alimentará o sistema de informações online. Assim que completar a imunização do rebanho, caberá ao pecuarista concluir a declaração.