Pré-candidato a deputado federal, Lorenzetti vai em busca de apoios
Pouco mais de um mês após concluir o mandato de prefeito de Paranavaí, o agropecuarista Rogério Lorenzetti confirma a disposição de disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados em 2018. Em entrevista ao DN, ele informou que deve buscar apoios para viabilizar a candidatura.
Na condição de pré-candidato, Lorenzetti tem o futuro partidário como a primeira decisão estratégica em relação ao pleito. Atualmente no PMDB, admite que pode trocar de sigla caso se mostre necessário durante o processo. Ele não descarta permanecer no PMDB que, na sua definição, é um bom partido, apesar dos problemas que possui, inclusive no plano local.
No próximo mês o senador Roberto Requião estará na cidade e deve tratar do tema eleições com o ex-prefeito.
Também o futuro partidário de Lorenzetti passa pela reforma política. O fim das coligações, caso se consolide, muda o planejamento, isso porque, em tese, os grandes partidos passam a ser mais viáveis. No modelo atual de coligações, a opção melhor pode ser um partido menor.
Ainda sobre a viabilidade do nome, Lorenzetti entende que o momento é favorável e uma das razões é o alto índice de aprovação à sua gestão de oito anos em Paranavaí. Tanto que, uma vez candidato, pretende sair da cidade com um bom número de votos. “Paranavaí é a minha base”, justifica.
No entanto, o projeto de uma candidatura a federal passa por conquistar votos em outras cidades. Ele antecipa que deve buscar apoios nas cidades do Noroeste, iniciando agora uma série de reuniões com lideranças.
Também vai ampliar, tentando montar grupos de apoio em cidades importantes como Maringá, Londrina, Campo Mourão e outras. “Precisaremos de bases em pelo menos 100 municípios”, calcula.
Outra razão para otimismo, cita o ex-prefeito, é o momento político, que aponta para mudanças profundas. Lorenzetti entende que haverá grande renovação na Câmara dos Deputados.
Ainda no plano local, concorda que a viabilidade passa por dobradinhas com candidatos a deputado estadual. Um dos nomes importantes para o sucesso da sua empreitada, entende, é a parceria com o deputado estadual Tião Medeiros (PTB), com quem mantém um relacionamento político.