Precisamos de sabedoria
*Willian Richard
Recentemente assisti a uma palestra de um renomado escritor e palestrante brasileiro, na tentativa de receitar uma fórmula profissional em praticamente 60 minutos de vídeo publicado em um website, onde ele expõe sinteticamente suas experiências como empresário no ramo de edição de livros, e aborda em tópicos como fez para alcançar êxito em suas relações pessoais e profissionais, principalmente adquirir riqueza material, que segundo ele vem através de uma eficiente oratória.
O que leva a refletir é como as pessoas assistem esse vídeo acreditando realmente que existe uma receita para o sucesso fundamentados apenas em discursos de homens dotados de intelectualidade, mas muito distantes daquilo que acredito ser o mais importante na vida – a sensibilidade do existir humano. A maior virtude para o sucesso não é somente alcançar posições de destaque no mercado ou perante a sociedade como uma figura pública de renome, o mais interessante e essencial é ser sensato ao ponto de mesmo em meio aos desertos da vida tirar proveito e um aprendizado de cada experiência amarga da arte do viver.
Acredito que o tráfico de influência ou nome de uma família tradicional contribui também para alavancar a carreira de um profissional, independentemente de sua oratória, vivemos em tempos do "ter" e não do "ser", essa é uma realidade para todas as classes sociais, principalmente no Brasil onde há uma cultura enfraquecida e a maioria das pessoas não gostam de ler.
Temos inúmeras faculdades e instituições de ensino, no qual pessoas de vários estados estão buscando conhecimento e entendimento para a vocação e habilidade de determinada profissão, no entanto, aquilo que mais precisamos em meio a alegria ou a tristeza, em meio a abundância ou a crise, não é somente palestras, ensinos e novas ferramentas e estratégias baseadas em velhas roupagens de sucesso e progresso da humanidade, o que é essencial e nos levará a um nível maior na existência terrena se resume em SABEDORIA. Por isso peça a Deus, nosso Pai essa maravilha.
"Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida". Tiago 1:5
*Willian Richard, escritor, palestrante, acadêmico do último semestre de Bacharel em Teologia pela UNIFIL, cursando também Processos Gerenciais pela Unopar