Prefeito anuncia construção de novo CMEI para atender 100 crianças
Na manhã desta sexta-feira (4) durante a solenidade de entrega das obras de reforma e ampliação do CMEI Nossa Senhora do Carmo (Jardim Maringá), o prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes – KIQ – fez uma importante declaração. “Quero dizer em primeira mão que vamos iniciar uma obra de grande importância para a Educação: a construção de um Centro Municipal de Educação Infantil no Distrito de Sumaré”, anunciou.
O prefeito destacou que “essa é uma reivindicação antiga e muito aguardada pela população. Já estamos finalizando o projeto e viabilizando recursos para que essa obra saia do papel e se transforme em benefício para o povo. A intenção é fazer uma creche que acabe com toda a fila de espera do distrito, ou seja, para aproximadamente 100 crianças”, frisou.
CMEI NOSSA SENHORA DO CARMO – Durante a entrega das obras de reforma e ampliação do CMEI Nossa Senhor do Carmo, o prefeito destacou ainda que “a educação é o principal pilar na vida de qualquer pessoa. Com um trabalho educacional de qualidade, podemos mudar o rumo de uma vida. Além de equipamentos públicos de primeira geração, precisamos ter profissionais capacitados e oportunidades para que a educação seja melhorada a cada dia. Independentemente se na esfera municipal, estadual ou federal, estar ligado à educação é trabalhar diretamente com o futuro de nosso povo. Por isso, investir na educação nada mais é do que investir em um futuro de qualidade”, enfatizou.
Atualmente, o CMEI atende 161 crianças com idades entre 6 meses e cinco anos. As turmas de Berçário, Maternal I, Maternal II e Jardim I funcionam em período integral.
As obras de reforma contemplaram a readequação dos banheiros, inclusive com a instalação de chuveiros e um banheiro com acessibilidade. O CMEI também recebeu 252,49 m2 de ampliação, com a construção de um solário para as brincadeiras e banho de sol, um parquinho e uma quadra poliesportiva de 205,60m2. No total, o município investiu mais de R$ 532 mil em recursos próprios nas obras de reforma e ampliação, que foram executadas pela empresa Abott & Arcoverde.
Para a diretora do CMEI, Inês Falasz, a reforma e ampliação do espaço é uma grande conquista para a comunidade escolar. “Temos mais um ambiente educativo digno do compromisso que cada colaborador deste CMEI tem com a educação oferecida aos nossos alunos. As crianças são a razão de tudo que estamos vivendo hoje. Tudo que foi projetado e executado aqui é para elas. Padre Antônio Vieira dizia que ‘para falar ao vento bastam palavras, mas para falar ao coração são necessárias obras’. Hoje aqui presenciamos não só uma belíssima estrutura física, mas uma ação efetiva de atenção aos nossos alunos e colaboradores. Não existe algo mais gratificante para uma diretora de escola do que viver um momento como este”, agradeceu.
Durante a solenidade de entrega das obras, a secretária de Educação do município, Adélia Paixão, destacou que “até 2010, este CMEI pertenceu a uma instituição mantenedora filantrópica. Naquele ano ela passou a compor as unidades de educação do município. Em 2012 o Centro de Educação Infantil já passou por uma primeira reforma, e agora, além da reforma, o local recebeu uma ampliação, com novos espaços. Esta nova estrutura faz uma diferença muito grande no trabalho educacional, tem um grande valor pedagógico. A quadra, o parquinho, o solário e os banheiros reformados são de muita importância para as atividades diárias e para ajudar no desenvolvimento integral de cada criança que estuda aqui”, frisou.
(Assessoria Prefeitura)