Prefeito divulga secretariado amanhã

O prefeito de Paranavaí, Rogério Lorenzetti, divulga amanhã, os nomes que vão compor o secretariado na gestão 2013/2016. O anúncio deverá ser feito em reunião no gabinete da Prefeitura e há expectativa de poucas mudanças.O suspense deve se concentrar sobre as novas secretarias, cuja criação passa hoje pela última votação na Câmara de Vereadores, às 16 horas. Até o momento o prefeito antecipou publicamente apenas a manutenção dos secretários de Agricultura Osmar Wessler (PP), e de Educação Cida Gonçalves (PMDB). No entanto, não deve haver mudanças na maioria das pastas.
As pastas que estão em fase de criação no Poder Legislativo – Administração, Governo, Segurança e Trânsito, além de Esporte e Lazer – despertam mais curiosidade. É certo que o atual presidente da Câmara, Nivaldo Mazzin, do PPS, (cujo mandato de vereador se encerra em 31 de dezembro), será o titular de uma delas, provavelmente Governo, mas com possibilidade de Administração.
A Secretaria de Esporte e Lazer deve ser ocupada pelo suplente de vereador Márcio Gonçalves (PMDB). Essa secretaria é resultado da transformação da Fundação de Esportes, cujo presidente atual é o professor de educação física Paulo Franzini (PDT).
Até a tarde de ontem não havia comunicação oficial sobre a provável mudança, embora interlocutores dessem como certa. O próprio Franzini indicou essa tendência ao falar ontem à tarde nas redes sociais em tom de despedida.  
Outra secretaria que chama a atenção é a da Saúde. Tema central da última eleição municipal, quando Lorenzetti foi reeleito, a saúde sofreu muitos questionamentos. O mais cotado para o posto ontem era o ex-vereador Agamenon Arruda de Souza (PMDB). Oficialmente não tinha recebido convite até 14h30, mas ele se reuniria com o prefeito. A atual interina é Selma Weber, funcionária de carreira da Prefeitura.
Há versões dando conta de alterações também no Meio Ambiente. No entanto, até a tarde de ontem a situação se mostrava indefinida, com pessoas apostando na permanência do titular João Marques (PDT).
Para esta pasta estava cotada também a ex-primeira-dama Sony Zerbato Felippe, ligada ao PSD, do ex-prefeito José Augusto Felippe. Não está descartada a ida de Sony para a Diretoria Especial de Turismo, em criação.
A Controladoria Geral não deverá sofrer mudança. O funcionário de carreira, Carlos Vieira, responde interinamente pela pasta e deve ser efetivado. Ele pertence ao PSC, partido que elegeu o vereador Claudemir Barini e que integrou a coligação de Lorenzetti.  
Mantendo-se a tendência verificada nas conversas políticas, devem permanecer: Desenvolvimento Econômico – Joaquim Aurélio da Conceição (Shiroff); Desenvolvimento Urbano – Moacir Ferreira Maciel; Infraestrutura – Eurípedes Leme da Silva; Procuradoria Jurídica – Homero Madruga Chaves; Desenvolvimento Social – Marli Bavia; Fazenda – Gilmar Pinheiro; Comunicação – Jorge Roberto Pereira da Silva; Fundação Cultural – Paulo César de Oliveira.
A divulgação do secretariado inicia uma outra disputa nos bastidores: a composição das diretorias, cargos de segundo escalão. Atraem maior interesse as chamadas diretorias especiais que, embora sejam subordinadas aos secretários da pasta pertinente, estarão acima hierarquicamente das demais diretorias. Atualmente são cinco diretorias com este status.
Ainda em relação ao conjunto de diretorias, o ex-vereador Everaldo Tatinha Avelar (DEM) é cotado para assumir a Ouvidoria, posto ocupado hoje pelo também ex-vereador Cláudio Porfírio de Deus (Batata), filiado ao PDT. O DEM elegeu na última eleição o vereador Aldrey Azevedo e Tatinha ficou na primeira suplência.
O conteúdo político ganha importância porque, mesmo antes do pleito de 7 de outubro, o prefeito Rogério Lorenzetti definiu o desempenho eleitoral como um dos componentes para formar a equipe de trabalho. Ele tem advertido que não abre mão do componente técnico.