Prefeito eleito de Paranavaí define parte do secretariado municipal

Eleito com 26.576 votos, Carlos Henrique Rossato Gomes (Caíque) estará à frente da Prefeitura de Paranavaí pelos próximos quatro anos. Mas os trabalhos já começaram antes mesmo de assumir a chefia do Poder Executivo. O primeiro passo foi definir a equipe de secretários municipais.
Parte do primeiro escalão da atual gestão será mantida. Continuam: Gilmar Pinheiro, na Fazenda; Carlos Alberto Vieira, na Controladoria Geral; e Amauri Martinelli, na Fundação Cultural.
A renovação ficará por conta das seguintes pastas: Educação, com Adélia Paixão; Chefia de Gabinete, com Irineu Betti Junior; Agricultura, com Tarciso Barbosa; Administração, com Hugo Braga; Procuradoria Geral, com Benjamin Marçal Costa; Desenvolvimento Econômico e Turismo, com Carlos Emanuel Rodrigues; Desenvolvimento Urbano, com Darlan Alves; Infraestrutura, com Renato Dultra; e Comunicação Social, com Eduardo Nakamura.
Os nomes para Esporte, Saúde, Meio Ambiente, Desenvolvimento Social e Patrimônio e Trânsito ainda não foram definidos. De acordo com Caíque, a expectativa é que o anúncio desses secretários seja feito até o final de novembro.
As escolhas, disse o prefeito eleito, foram baseadas em critérios técnicos. A preferência foi por pessoas que participaram do grupo de apoio à campanha política, não sendo, no entanto, um requisito primordial.
PLANEJAMENTO – Na opinião de Caíque, 2017 será um ano de desafios para a administração pública, principalmente por causa da situação econômica que o Brasil enfrenta. Por isso, a prioridade de toda a equipe será planejar.
Segundo o prefeito eleito, para que Paranavaí alcance o desenvolvimento pleno é necessário traçar estratégias que resultem em mais mobilidade urbana, saneamento básico de qualidade e preservação ambiental.
Para isso, uma das propostas é informatizar todas as atividades administrativas e, então, avaliar os indicadores sociais e econômicos. A partir daí, será possível “tomar decisões acertadas, com critérios técnicos e não políticos”.
CORRUPÇÃO – Caíque afirmou que combaterá a corrupção de forma incansável. Para ele, é importante promover a mudança de pensamentos e acabar com antigos hábitos políticos, por exemplo, a troca de favores.
“Durante algum tempo, determinadas condutas eram socialmente aceitáveis”, avaliou. Mas a população tem cobrado cada vez mais transparência dos gestores públicos, o que exige comportamento exemplar da classe política.
O prefeito eleito disse que quando decidiu se tornar delegado, foi alertado sobre práticas de corrupção. Disseram que seria corrompido, apesar das boas intenções.
Contrariando essas expectativas, formou uma equipe que se tornou referência no combate ao crime. “Basta ter vontade e coragem”, enfatizou Caíque, assegurando que agirá da mesma maneira quando estiver à frente da Administração Municipal.
ECONOMIA – O primeiro ano de gestão não terá alterações em relação à quantidade de secretarias municipais. Caíque explicou que o orçamento para 2017 já está definido, o que dificultaria possíveis mudanças.
Ao longo do ano, fará avaliações do desempenho de cada pasta, levando em conta a relevância para a comunidade. Se a equipe entender que dá para enxugar a estrutura, pode ser que haja mudanças em 2018.
Até lá, o prefeito eleito pretende adotar uma estratégia de contenção de gastos. Uma das possibilidades é não nomear funcionários para todos os cargos comissionados. Se as vacâncias não interferirem nos trabalhos diários, poderá haver eliminação desses cargos.
Mas a economia não será apenas com a folha de pagamento. Caíque disse que vai rever contratos de serviços terceirizados, para que os recursos municipais sejam aplicados corretamente, sem desperdícios.
A criação da Secretaria de Compras deverá contribuir para que a equipe municipal alcance tal objetivo. Uma estrutura exclusiva para licitações, compras e recebimento de produtos permitirá o enxugamento de outras secretarias e a otimização dos serviços prestados à comunidade.
AGRADECIMENTO – Caíque agradeceu pela confiança que os paranavaienses depositaram nele. Disse que fará uma administração voltada para 100% da população.
“Sempre tive confiança. Percebia durante a campanha a receptividade das pessoas”. A surpresa, disse, foi a expressiva diferença de votos em relação aos demais candidatos a prefeito. Caíque recebeu o equivalente a 58,05% dos votos válidos.