Prefeito exonera 95 servidores que ocupavam função gratificada

O prefeito de Paranavaí, Rogério Lorenzetti, exonerou 95 pessoas que ocupavam cargos em função gratificada na administração do município. Eles continuam trabalhando, pois são servidores de carreira e apenas recebiam adicionais. Alguns poderão voltar nas funções ora destituídas, mas, após a remodelação pretendida a ser realizada pelo Executivo.
O secretário de Governo da Prefeitura, Nivaldo Mazzin, confirmou que muitos estão em situação provisória, podendo retornar ao cargo. Mas, segundo ele, será preciso um estudo da situação, já que muitos servidores ocupam as funções há vários anos. “Por se tratar de cargo de confiança, o prefeito quer um contato com os servidores, alinhar o modelo de gestão”, diz Mazzin.
As mudanças serão tratadas a partir do dia 6 de janeiro, com o retorno do prefeito, atualmente em férias. O decreto de exoneração, publicado ontem, é do dia 20 de dezembro e os afastamentos passam a valer a partir do dia 31 de dezembro, próxima terça-feira.
Mazzin reitera que há servidores em cargos de confiança nomeados desde a gestão do ex-prefeito José Augusto Felippe, mandato 1993/1996. O maior número de cargos identificados está na Secretaria de Saúde, cerca de 80, conforme o levantamento.
REFORMA ADMINISTRATIVA – Também a partir do dia 6 de janeiro o prefeito Rogério Lorenzetti deverá tratar da reforma administrativa, com mudança de nomes em algumas secretárias (fala-se em 3 ou 4 mudanças de secretários).
Portanto, não será uma reforma profunda, mas dentro daquilo que o prefeito tinha anunciado no início do ano, quando tomou posse para o segundo mandato. Ele havia antecipado que faria uma avaliação do seu secretariado.
VEREADORES NA ADMINISTRAÇÃO – O assunto é tratado apenas internamente, mas um dos objetivos do prefeito Rogério Lorenzetti é nomear pelo menos um vereador como secretário.
Lorenzetti entende ser importante a experiência do legislador na administração. Por outro, estaria abrindo espaço para que suplentes pudessem atuar na Câmara.
Através de representantes, Lorenzetti já teria feito convites para pelo menos 5 vereadores. Procurado pela reportagem (via telefone) o vereador Leonildo Giabardo Martins, do PT, confirmou ter sido sondado para ocupar a Secretaria de Administração. O vereador descarta assumir cargos no primeiro escalão, até por conta da sua atividade profissional, pois é funcionário do Clube Campestre há décadas.
O assunto foi debatido também no partido, que teria deixado os vereadores livres para tomarem decisão. Além de Martins, o PT conta ainda com Josival Moreira na Câmara.
Ainda no campo das possibilidades, também o vereador Antônio Alves (PP) foi consultado, situação semelhante da vereadora Zenaíde Borges (PMDB), sondada para o primeiro escalão a partir de 2014.
No caso de Alves, o espaço seria aberto para Milton Hipólito assumir uma cadeira na Câmara. Atualmente ele integra a equipe de cargos em comissão do Executivo. Se concretizar a opção por Zenaíde Borges, a vaga na Câmara seria ocupada por Márcio Gonçalves, atual secretário de Esportes.