Prefeito falou das conquistas de Paranavaí durante a abertura do 5º Fórum de Cultura

“Nós somos a cultura que nós temos, que desenvolvemos. Quando um município investe em cultura, ele demonstra que quer ter posição de destaque nas decisões. Estamos caminhando, nos últimos dias, por várias esferas de debate sobre assuntos fundamentais para o município. Esta semana tivemos um seminário sobre desenvolvimento regional, tivemos a conquista da Reitoria da Unespar, estamos iniciando estes debates sobre a cultura em Paranavaí e nos próximos dias ainda vamos conversar sobre Meio Ambiente na Conferência Municipal”, disse o prefeito Rogério Lorenzetti durante seu discurso na abertura do 5º Fórum de Cultura de Paranavaí, anteontem.
“É difícil se planejar uma cidade e o andamento harmonioso das coisas. Mas quando se tem pessoas que se interessam em buscar caminhos novos, as coisas acontecem. Se olharmos para os países mais desenvolvidos, vamos perceber que nenhuma grande nação consegue se fixar sem o desenvolvimento da cultura”, avaliou.
O prefeito lembrou das grandes conquistas para a área cultural nos últimos anos, como a consolidação do Fundo Municipal de Cultura.
“Hoje estamos habilitados para receber recursos para a área cultural, como nunca antes. Foi um trabalho árduo feito pela Fundação Cultural, buscando a viabilidade legal de todas as coisas, que já está trazendo muitos frutos. Hoje, mais de 1.600 crianças e jovens estão ligados a algum projeto de cultura do município. Estamos investindo, crescendo. E desejamos que este Fórum seja um espaço para debater, buscar novas metas, apontar melhorias, para que juntos possamos desenvolver ainda mais as ações culturais do município de maneira sólida e expansiva”, concluiu Lorenzetti.
Para o presidente da Fundação Cultural, Paulo César de Oliveira, nesta 5ª edição o Fórum já vai formando história em Paranavaí. “Começamos com este evento no início da administração e foi através do Fórum que conseguimos nos articular para estarmos integrados com o Ministério da Cultura, desenvolvendo nosso Sistema Municipal de Cultura. Hoje temos um Conselho Municipal forte, consolidado, com 16 membros que representam oito grupos distintos dentro do movimento cultural da cidade. Cada grupo, cada artista, cada pessoa que prestigia o movimento cultural de Paranavaí tem sua marca nessa história que está sendo escrita”, destacou.
A primeira-dama Cristina Lorenzetti, os secretários Saul Bogoni (Administração) e João Marques (Meio Ambiente), também prestigiaram a solenidade de abertura do Fórum, que contou ainda com a presença da representante do CODEP, Inês Ferezin; da presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Gislaine Pinheiro; da coordenadora geral do Fórum, Rosi Sanga; do presidente da Aciap, Guto Costa e da comunidade artística.
A programação do Fórum segue hoje com atividades programadas para acontecer no Teatro Municipal Dr. Altino Afonso Costa, Escola de Música Luzia Guina Machado e no Centro da Juventude da Vila Operária. O 5º Fórum de Cultura é idealizado pela Fundação Cultural e tem a parceria do Conselho de Desenvolvimento de Paranavaí (Codep) e CMPC, além do apoio da Secretaria de Estado da Cultura, Serviço Social do Comércio (Sesc), Diário do Noroeste, Café Itamaraty e Secretaria Municipal de Turismo.