Prefeito presta contas dos 100 primeiros dias

O prefeito de Paranavaí, Carlos Henrique Rossato Gomes, fez uma prestação de contas dos 100 primeiros dias de gestão. Foi na manhã de ontem, com a participação de secretários municipais explicando ações e projetos desenvolvidos desde 1º de janeiro deste ano.
Rossato Gomes afirmou que a postura da equipe escolhida para acompanhá-lo tem garantido economia para os cofres públicos, porque se preocupa não somente com a administração de obras, mas mantém o foco na gestão.
Na Saúde, a secretária Andréia Vilar explicou a implantação do protocolo clínico, que garante padronização no atendimento, e a classificação de risco, que estabelece prioridades entre os pacientes de acordo com os sintomas que apresentam.
De acordo com ela, a demanda reprimida por consultas de especialidades está na casa dos 12 mil. Por isso, serão organizados mutirões para que as equipes médicas consigam zerar essa fila de espera.
Outra notícia dada pela secretária de Saúde é que a Farmácia Popular, que está atendendo das 11 às 17 horas, voltará a receber a comunidade a partir das 8 horas. A mudança será possível graças a uma parceria com a Universidade Paranaense (Unipar).
No Desenvolvimento Urbano, o secretário Darlan Alves Pereira apontou alguns projetos que estão sendo elaborados e avaliados, entre os quais, a construção do novo Centro Cívico e a reforma do aeroporto. Ele também falou sobre o Plano de Mobilidade Urbana, que inclui a instalação de radares fixos e de lombadas eletrônicas.
Em relação à Infraestrutura, Renato Dultra afirmou que até o final de maio deste ano, a Administração Municipal deverá concluir o processo de licitação para investir R$ 2,2 milhões para obras de asfalto. Outros R$ 800 mil serão aplicados até dezembro de 2017.
O secretário de Comunicação Social, Eduardo Nakamura, falou sobre economias feitas pela pasta nesses 100 dias. Segundo ele, a contenção de gastos foi possível graças à contratação de equipe própria para desenvolver campanhas que antes eram feitas em agência de publicidade.
Um dos assuntos destacados pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlos Emanuel Rodrigues, foi a possibilidade de implantar nas dez escolas de tempo integral o programa de educação empreendedora. Também manifestou a intenção de investir em uma prainha municipal.
Na Agricultura, Tarcísio Barbosa relatou que foram recuperados 103 quilômetros de estradas rurais, levando em conta questões como trafegabilidade e transporte escolar. Segundo ele, nove pontes rurais estão com problemas, mas providências estão sendo tomadas para recuperar todas.
Rafael Otaviano, secretário de Esporte e Lazer; Rosi Sanga, diretora da Fundação Cultural; Hugo Morgado Braga, que responde pela Administração e pela Proteção à Vida e Patrimônio Público; Tasiane de Souza, da Assistência Social; e Adélia Paixão, da Educação, também se manifestaram.