Prefeitos da região tratam da implantação de um campus da UTFPR no Extremo-Noroeste

Prefeitos e vereadores de toda região Noroeste realizaram reunião na última quinta-feira em Loanda, para tratar da implantação de uma unidade da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
O encontro foi com o reitor Carlos Eduardo Cantarelli, que visitou alguns locais do Extremo-Noroeste, constatando o potencial da mesma. Também estiveram em Loanda o deputado estadual Professor Lemos e deputado federal Zeca Dirceu.
Os prefeitos podem fazer um esforço conjunto para obter o benefício, já que há falta de oferta de vagas para o ensino superior naquela região que atendam as demandas regionais.
O prefeito de Loanda, Flávio Accorsi, assim como os vereadores, ressaltaram, em nome dos prefeitos presentes, o desejo de toda região em conquistar um campus da Universidade Pública que atenda as aptidões produtivas regionais. Accorsi enfatizou que o jovem, ficando em sua região, preserva mais os laços familiares.
O presidente da Câmara de Loanda, vereador Héber Arboleia, diz que a cidade de Loanda e região “vão ganhar um equipamento substancial para o desenvolvimento do ser humano, que trará inúmeras perspectivas a toda nossa gente”.
O deputado Lemos afirmou que, quando procurado pelos vereadores Irineu José Carvalho dos Santos (Bal), Professor Fabinho, Salvador Rola (pioneiro na fabricação de torneiras da região), Héber Arboleia, Peba, viu que as partes políticas e representativas da cidade estavam unidas em torno de um propósito. E que quando recebeu uma comitiva de lideranças para uma audiência com o reitor, em Curitiba, concluiu “que se tratava de algo que transcendia a condição municipal e se tornaria a partir daquele momento algo regional de grande importância”.
O deputado Zeca Dirceu interferiu diretamente no pleito através de sua representatividade regional. Fez uma breve explanação na plenária, referindo-se as conquistas pela Educação, implementadas pela presidenta Dilma no Governo Federal. “A expansão do Ensino Superior nos últimos anos são visíveis e ainda há determinação do Governo Federal em ampliar esses números. A educação transforma pessoas, e, quando se transforma pessoas, constrói-se um grande país”. Zeca se disponibilizou a continuar a luta para implantação desta unidade educacional.