Prefeitos debateram formas de dinamizar os trabalhos na saúde
Prefeitos e outras lideranças da região se reuniram em Paranavaí ontem, em evento da Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar). Na pauta, um debate sobre saúde que contou com a participação da Santa Casa e do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS/Amunpar).
As duas instituições regionais apresentaram números de atendimento e debateram formas de dinamizar os trabalhos, visando a assistência para a população das 28 cidades.
O presidente do CIS, Sérgio Ferreira, prefeito de Santa Mônica, destacou a importância de falar de saúde, colocando o Consórcio à disposição para sanar dúvidas e receber sugestões.
Também antecipou que a unidade de Loanda do CRE (Centro Regional de Especialidades) deve ganhar novos serviços. Estão sendo negociados exames de ultrassonografia, raios x, mamografia e tomografia com clínica especializada.
Com a realização dos exames no local, há economia de tempo e de dinheiro com transporte até Paranavaí. A região de Loanda representa cerca de 30% dos atendimentos na área.
O coordenador do CIS, Paulo César da Silva, detalhou os números. Admitiu que algumas especialidades ainda encontram dificuldade, por conta da falta de profissionais no mercado. Ele lembrou que no ano passado foram mais de 67.500 consultas pelo CIS, além de 51.585 exames.
SANTA CASA – O diretor da Santa Casa, Héracles de Alencar Arrais, fez um balanço do trabalho do hospital. Lembrou do início do projeto em 1957 e o crescimento em 60 anos.
Disse que a Santa Casa mantém 76% dos seus 168 leitos para uso do Sistema Único de Saúde (SUS).
Com o fluxo de Paranavaí e região, o hospital funciona sempre no limite da sua capacidade e que quase sempre não há vagas. Os leitos do SUS estão inscritos na Central, que faz a destinação à medida da necessidade e disponibilidade.
Arrais voltou a defender a melhoria da resolutividade nas cidades, aliviando a carga da Santa Casa. Com isso, analisa, o hospital poderá atuar de forma mais forte nos casos mais graves, chamados de média e alta complexidades.
Mesmo diante dos desafios, a Santa Casa está bem e dando as respostas necessárias, analisa. Comenta que o Governo do Estado vem sendo grande parceiro, possibilitando conquistas importantes, incluindo a retomada da obra da Unidade Morumbi nas próximas semanas.
O presidente da Amunpar, Fran Boni, prefeito de Santa Cruz de Monte Castelo, falou da importância do debate sobre saúde. No seu entendimento, conhecer como funcionam as estruturas e a realidade atual ajuda na construção de um sistema mais eficiente para a população.