Prefeitura adota medidas para reduzir fila de espera por consulta com urologista

A Prefeitura de Paranavaí está conseguindo reduzir significativamente a fila de espera por consulta com médico urologista. Só nos últimos três meses, mais de 230 pacientes foram encaminhados para consulta desta especialidade médica no sistema público de saúde municipal segundo informações do enfermeiro e coordenador do Programa Saúde do Homem, Marcelo Araújo.
As informações são da assessoria de imprensa da Prefeitura.
De acordo com ele, todos os pacientes classificados como sendo de alto risco para câncer da próstata, diagnosticados com Hiperplasia Benigna da Próstata ou portadores de outras doenças específicas do homem que foram encaminhados pelos postos de saúde do município para a coordenação do programa já foram atendidos ou encontram-se em processo de investigação clínica.
De acordo com o enfermeiro, a redução da fila de espera se deve a quatro importantes iniciativas adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde.
São elas: a contratação de uma médica clínica geral (Dr. Gisiele Erédia) para atender exclusivamente o Programa Saúde do Homem; a criação de um protocolo e fluxograma de atendimento específico para acolhimento e atenção ao homem; o aumento da cota para a realização de exames de análise clínica e de imagem (ultrassonografia, biópsia, etc.); e o aumento da oferta de consultas com a especialidade médica de urologia.
O enfermeiro destaca ainda a educação continuada (palestras, reuniões, feiras de saúde) que vem colaborando satisfatoriamente para conscientizar e sensibilizar o homem da necessidade do autocuidado e os recentes cursos de capacitação voltados aos profissionais médicos e enfermeiros da ESF (Estratégia Saúde da Família) para atendimento específico ao homem.   

Programa tem como bandeira a promoção e assistência à saúde do usuário
A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem foi promulgada no âmbito nacional em agosto de 2009 e o município de Paranavaí foi um dos primeiros da região a aderir e implementar tal estratégia a partir de 2010.
De lá pra cá, o programa, que tem como bandeira a promoção e assistência à saúde do usuário, tem sido uma referência para as Unidades Básica de Saúde (UBS) do município.
Segundo Araújo, a parte da assistência é feita basicamente através da oferta de consultas, exames e acompanhamento, enquanto que a promoção inclui a realização de palestras, mobilização em feiras de saúde e visitas a empresas e organizações governamentais.
O Programa Saúde do Homem tem como lema “Homem que se cuida não perde o melhor da vida”. Diante disso, a coordenação do programa tem investido em ações que levam informações a esta parcela da população por meio de palestras dentro do próprio ambiente de trabalho.
“O homem ainda é muito relapso quando o assunto é prevenção e cuidado com a saúde. Hoje, o maior desafio é fazer com que os homens adentrem o sistema de saúde por meio da atenção básica de forma preventiva, fazendo com que este público, sobretudo aqueles com mais de 40 anos, façam ao menos uma consulta preventiva ao ano. Desta forma, poderemos intervir previamente antes que o mal se instale, aumentando muito a chance de sermos bem-sucedidos na batalha frente ao câncer da próstata”, esclarece o coordenador.
No início deste mês, por exemplo, a equipe do programa realizou, em parceria com acadêmicos do curso de enfermagem da Fafipa, um mutirão de serviços na sede do antigo Serpavi que verificou, entre outras coisas, o risco cardíaco e de câncer de próstata entre os trabalhadores da Secretaria de Infraestrutura, além da realização de testes de glicemia, verificação da pressão arterial e orientações gerais.