Prefeitura apresenta índices de mortalidade infantil em Paranavaí

A enfermeira Mariana Águila, que coordena o Programa Saúde da Mulher e da Criança em Paranavaí, apresentou, ontem, os resultados dos índices de mortalidade infantil na cidade, durante reunião do ano do Comitê Gestor Macrorregional da Rede Mãe Paranaense.
O índice caiu 72,5% nos últimos sete anos e hoje está com o menor coeficiente da história registrado no município, informou a assessoria de imprensa da Prefeitura.
Segundo Mariana, esta queda nos índices se deve a uma série de mudanças que foram introduzidas pela Secretaria de Saúde, entre elas a Implantação do Comitê Gestor Local do Rede Mãe Paranaense, composto pela Regional de Saúde, Secretaria de Saúde (através do Saúde da Mulher), Centro Regional de Especialidades (CRE) e Santa Casa, que prestam atendimento às gestantes da 14ª Regional de Saúde afim de estudar melhorias e propor medidas para  garantir um atendimento de qualidade.
“As gestantes passaram a ser estratificadas por risco, definidos por critérios clínicos, como determina a linha guia da Rede. Aliados às classificações de risco, estão os atendimentos das equipes do Estratégia Saúde da Família, que hoje conta com 100% de cobertura no município; além do ginecologistas/obstetras da Rede, que contou no ano de 2015 com a contratação de mais uma profissional de referência para as UBS da Zona Leste e Campo Belo; e profissionais exclusivos para os casos de alto risco”, explicou a coordenadora.
Segundo um levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde, em 2009, Paranavaí tinha o índice de mortalidade infantil mais alto dos últimos 12 anos.
“Eram quase 20 óbitos de crianças com até 5 anos de idade, para cada mil nascidos vivos. Viemos trabalhando sistematicamente para baixar este índice e até agora registramos apenas cinco óbitos este ano em Paranavaí (referência até 15 de novembro). Preliminarmente é o menor coeficiente da história registrado na cidade”, finalizou Mariana.
A reunião do Comitê Gestor Macrorregional da Rede Mãe Paranaense contou com a participação de servidores da Saúde das regionais de Cianorte, Campo Mourão, Maringá, Umuarama e Paranavaí.