Prefeitura criou condições necessárias para atender obrigatoriedade de matrículas na pré-escola

A Lei nº 12.796, de 04 de abril de 2013, tornou obrigatório que as crianças na faixa etária entre 4 e 5 anos estejam matriculadas na pré-escola a partir de 2016.
E para atuar dentro da legalidade, a administração municipal de Paranavaí, através da Secretaria Municipal de Educação, veio se preparando nos últimos anos para atender esta demanda através da construção, reforma e ampliação de unidades escolares, tornando possível a abertura de muitas novas turmas.
Desta forma, todas as crianças nessa faixa etária residentes em Paranavaí estão sendo atendidas em Centros de Educação Infantil e Escolas Municipais, afirmou a secretária de Educação do município, Fátima Ferreira Louro, ressaltando que este atendimento é gratuito e de qualidade.
“É possível observarmos esse avanço comparando os números de crianças na pré-escola: em 2009 eram 1.499 crianças matriculadas, e em 2016, temos 1.952 na pré-escola, um aumento de 453 novas vagas, zerando a lista de espera”, aponta a secretária.
A administração municipal reconhece a necessidade e importância da Educação Infantil também para as crianças de 0 a 3 anos. “Mesmo não sendo obrigatório, o município buscou a abertura de novas vagas para crianças de berçário e maternal. Em 2009 tínhamos 774 matriculadas nas creches. Hoje são 1.723 crianças, quase mil vagas a mais. É uma grande conquista”, ressaltou a secretária.
Para que a Educação Infantil do município de Paranavaí chegasse a tal realidade, nos últimos oito anos, foram construídos cinco novos CMEI’s (Centros Municipais de Educação Infantil), e outros sete foram reformados e ampliados.
Mas o investimento na Educação Infantil não para nas construções e reformas: foram adquiridos mobiliário adequado, brinquedos, livros, apostilas Eco Mirim, além da ampliação e adequação do quadro funcional, alimentação de qualidade, materiais de consumo, materiais escolares, materiais didáticos e pedagógicos em geral e as constantes capacitações profissionais.
“Também fazemos o repasse de subvenção aos Centros de Educação Infantil conveniados ao município e em todas as instituições os atendimentos são feitos em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil”, frisa Fátima. (Ass./Pref.)