Prefeitura de Paranavaí oferece tratamento gratuito para pacientes com hanseníase

Janeiro é considerado o mês de combate à hanseníase, uma doença que atinge a pele e os nervos periféricos e pode levar a sérias incapacidades físicas. Contagiosa, a hanseníase é transmitida através de secreções nasais, gotículas da fala, tosse e espirro, mas tem cura. O tratamento é ofertado gratuitamente pela secretaria de Saúde, através do Sistema Integrado de Atendimento em Saúde (Sinas).
“Os sintomas da hanseníase são manchas brancas, avermelhadas ou amarronzadas, sensação de formigamento, dormência, perda de sensibilidade ao calor, ao frio, à dor e ao tato e diminuição de força muscular. É uma doença que tem cura e pode ser ainda mais fácil se o paciente descobrir rapidamente as manchas. O paciente em tratamento regular ou que já atingiu a alta, não transmite mais a doença”, explicou a enfermeira coordenadora do programa de hanseníase de Paranavaí, Maisa Malu Duarte Garbin.
O tratamento é realizado gratuitamente no Sinas, que está localizado na Rua Rio Grande do Norte, número 1.840, ao lado do Edifício Aruanã. O telefone para contato é o 3424-8574.
As Unidades Básicas de Saúde do Jardim Maringá, os Três Conjuntos e Campo Belo estarão abertas, neste sábado, dia 27 de janeiro, das 8h às 12h, fazendo avaliação de manchas para detecção da hanseníase.