Prefeitura de Tamboara promove ações de combate à dengue

Tamboara é o primeiro município do Noroeste do Paraná a enfrentar epidemia de dengue em 2017. Desde 1º de janeiro, foram contabilizados 13 casos positivos da doença, número considerado alto por causa da proporção com a quantidade de habitantes.
Para tentar conter o avanço do mosquito transmissor, o Aedes aegypti, e reverter a situação, a Prefeitura de Tamboara tem desenvolvido uma série de ações em diferentes pontos da cidade.
De acordo com a diretora municipal de Meio Ambiente, Débora Fernandes, teve arrastão para recolher entulhos e limpeza de quintais sob orientação dos agentes de endemias, sempre com a participação dos moradores.
A Administração Municipal também intensificou as orientações sobre o descarte de lixo em terrenos baldios, ampliando, também, os trabalhos de fiscalização.
Em áreas consideradas de risco, teve aplicação de inseticida para matar os mosquitos, além de atividades relativas ao chamado bloqueio, que tem como objetivo evitar que o vírus da dengue se espalhe para outros bairros.
A diretora de Meio Ambiente informou, ainda, que a última quarta-feira (12) foi o “Dia D” de combate à dengue, com caminhada pela cidade, apresentação de trabalhos confeccionados por estudantes e distribuição de materiais gráficos para a população.
Informações da 14ª Regional de Saúde mostram que não houve notificação de casos suspeitos de dengue desde quinta-feira (13) até a tarde de ontem. Apontam, também, que a última confirmação foi registrada na primeira dezena de abril.

ESCLARECIMENTO
Em matéria publicada no Diário do Noroeste, na edição de 13 de abril, informamos sobre a epidemia de dengue em Tamboara e apresentamos números divulgados pela 14ª Regional de Saúde referentes aos municípios do Noroeste do Paraná.
O texto apresentava uma avaliação da chefe regional de Vigilância Sanitária, Nilce Casado, sobre os motivos que levam ao aumento de casos de dengue, independentemente do município, por exemplo, o descarte irregular de lixo em terrenos baldios.
A foto que ilustrou a matéria retratava um ponto em frente ao Estádio Municipal Waldemiro Wagner, em Paranavaí, e não uma localização de Tamboara.