Prefeitura define fiscalização de motos irregulares

Uma pendência sobre a competência para emitir notificação está adiando o início da fiscalização de motociclistas que continuam fazendo transporte irregular de passageiros em Paranavaí, serviço chamado mototáxi.
O secretário de Proteção à Vida, Patrimônio Público e Trânsito, Nivaldo Mazzin, confirmou ontem que um documento aguarda estudo e parecer jurídico para que as equipes possam vistoriar pontos e motociclistas, notificando as irregularidades eventualmente encontradas.
Desde que o serviço foi regularizado no segundo semestre de 2014, apenas 28 motociclistas participaram da única licitação e preencheram os requisitos para o serviço.
Ocorre que muitos motociclistas continuam fazendo o transporte de maneira clandestina, alguns, inclusive, com o aval de parte dos regularizados, formando equipes que atuam em empresas. Número estimado entre 80 e 100 motos.  
A proposta da Secretaria é fiscalizar e notificar os irregulares. Mas, falta definir qual o formato administrativo adequado – se pela própria Ditran – Diretoria de Trânsito – ou através da Secretaria de Fazenda.
Para trabalhar como mototaxista em Paranavaí é preciso participar de uma licitação, fazer o curso preparatório e instalar os equipamentos de segurança no veículo. Só depois é permitido transportar pessoas de maneira profissional.