Prefeitura e Aciap promovem debate sobre prevenção e combate à dengue

A circulação de dois tipos de vírus causadores de dengue (1 e 4) preocupa o diretor da Vigilância em Saúde (Visa), Randal Khalil Fadel. O risco de uma nova epidemia é real, por isso, a Secretaria Municipal de Saúde e a Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap) convidaram representantes de diferentes segmentos da sociedade para uma reunião, hoje, a partir das 8h30.
O objetivo é chamar toda a comunidade para participar das ações de prevenção e combate à doença, que só neste ano fez 9.904 vítimas em Paranavaí, segundo números da Visa. Deste total, 642 casos foram confirmados por exames laboratoriais. Outros 9.262 foram considerados positivos por critérios epidemiológicos.
De acordo com Fadel, durante a reunião serão apresentadas propostas de ações específicas para cada segmento da sociedade, sejam empresas, escolas, entidades de classe ou mesmo residências. Depois, haverá uma grande mobilização em toda a cidade, com orientações e arrastões.
A partir da segunda quinzena de outubro, a fiscalização será intensificada, e haverá punições severas para quem não adotar as medidas de prevenção e combate à dengue. O trabalho da equipe da Visa terá o suporte de outras repartições municipais, do Ministério Público, das polícias Militar e Civil, do Corpo de Bombeiros e da 14ª Regional de Saúde.
GRAVIDADE – O diretor da Vigilância em Saúde disse estar preocupado com a possibilidade de haver casos mais graves de dengue se uma nova epidemia se instaurar em Paranavaí. É que no começo do ano, a incidência do vírus tipo 1 foi maior. “Pode haver uma inversão e mais pessoas podem ser contaminadas pelo tipo 4”.
Se isso acontecer, ressaltou Fadel, os sintomas da doença tendem a ser mais maléficos para os pacientes, com chances reais de evoluírem para dengue hemorrágica. “Se isso acontecer, não teremos condições de dar suporte hospitalar para todos os doentes”, alertou ele.
SERVIÇO – O início da reunião desta quinta-feira está marcado para 8h30, na sede da Aciap: Rua Pernambuco, número 766, no centro de Paranavaí.