Prefeitura homenageia Mário Furukita com Diploma Fazenda Velha Brasileira

O prefeito Rogério Lorenzetti entregou o Diploma Fazenda Velha Brasileira ao empresário Mário Furukita. A entrega da honraria aconteceu durante a solenidade de abertura do 20º Festival da Primavera, na SPDC de Paranavaí, anteontem.
O Diploma foi criado através da Lei Municipal 2.351/2002 e alterado pela Lei Municipal 4.220/2014, com o objetivo de valorizar os cidadãos que se dedicaram de forma especial à cidade de Paranavaí.
A honraria foi concedida a Mário Furukita depois de seu nome ter sido indicado pela colônia japonesa de Paranavaí, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados no ramo de manutenção elétrica automotiva na cidade, e também a sua intensa participação na diretoria da SPDC como Diretor Cultural e Patrimonial, esportista, e no Conselho Fiscal do clube.
Na avaliação do prefeito, a participação da colônia japonesa em Paranavaí é de suma importância para o desenvolvimento do município
“Nossa cidade hoje tem muitos descendentes de japoneses que atuam em todas as áreas econômicas e sociais, divulgando a cultura através dos esportes (com o Undokai), da música (com o grupo Kotobuki-Taikô) dos festivais de dança e de eventos tradicionais como a Festa da Primavera. Estamos homenageando não só uma pessoa indicada pela SPDC, mas um homem que tem sido destaque em nossa cidade, exemplo de cidadão, de profissional e de amigo da comunidade paranavaiense”, frisou Lorenzetti.
A entrega da honraria contou com a presença de autoridades, lideranças locais, familiares e membros da comunidade japonesa de Paranavaí. O Cônsul do Japão em Curitiba, Takahiro Iwato, também participou do momento de homenagens, que aconteceu durante a abertura da 20ª edição do Festival da Primavera. Este ano, o Festival faz parte do cronograma de eventos comemorativos aos 120 anos de amizade entre Brasil e Japão, e do centenário da colonização japonesa no Paraná.

Currículo do homenageado

Mário Furukita nasceu em 15 de fevereiro de 1940 no distrito da cidade de Assaí-PR. Nissei, descendente de japoneses, é o caçula de 7 irmãos. Viveu e cresceu no sítio da família até o serviço militar no Exército Brasileiro, tendo servido em Ponta Grossa. Casado com Anita Kazuco Furukita desde maio de 1965, tem 4 filhos e 5 netos.
Com apenas 21 anos fundou, juntamente com seus irmãos, uma empresa no ramo de manutenção elétrica automotiva em Paranavaí, conhecida como Sociedade Elétrica Paraná Ltda. Foram 54 anos exercendo a atividade de técnico de manutenção na empresa, tendo realizados inúmeros cursos de aperfeiçoamento de gerência na Roberto Bosch do Brasil e outros.
Profissional sempre atento e rigoroso no controle de qualidade, está atualmente aposentado e exerce a função de conselheiro na empresa, que tem hoje seus filhos Marino e Shoji na gerência, na técnica e supervisão.
Mário Furukita também é pecuarista e exerce a atividade em sua propriedade, a Fazenda Rancho Mineiro, situada na região de Quatro Marcos.
Mário e sua esposa são atuantes na sociedade local. Atualmente, Furukita exerce papel importante na diretoria da SPDC como Diretor Cultural e Patrimonial. Além disso é esportista e atua no Conselho Fiscal do clube.
Esportista, participa dos jogos de softball da SPDC aos domingos. Possui inúmeras habilidades e tem como hobby o artesanato em cutelaria, e cunha em madeira figuras interessantes de animais e pássaros. Também tem aptidão para a culinária: atua como cozinheiro e sempre é convidado a orientar e trabalhar em eventos da SPDC.