Presidente da Anatel vai falar na Câmara sobre punição a TIM, Claro e Oi
"Ele já confirmou a vinda por meio da assessoria", disse o presidente da comissão, Eduardo Azeredo (PSDB-MG). Segundo o deputado, a audiência ocorrerá no dia 14, uma terça-feira.
A Anatel decidiu suspender as vendas das três operadoras a partir do dia 23 de julho após analisar as reclamações de clientes feitas à agência nos últimos seis meses. A medida foi antecipada pela Folha no dia 18.
Foi punida a empresa mais reclamada em cada um dos 26 Estados e do Distrito Federal. A TIM foi suspensa em 18 Estados e DF, a Claro, em cinco, e a Oi, em três.
As vendas de novas linhas das operadoras suspensas estão proibidas até que a operadora apresente um plano de investimento para os próximos dois anos, com metas para resolver problemas na qualidade dos serviços prestados aos consumidores e para atender a demanda durante a Copa do Mundo de 2014.
A ida do presidente do órgão regulador da telefonia fixa e móvel no país foi acertada entre os integrantes da comissão, por telefone, durante o recesso.
No dia da audiência com Rezende, também está prevista a participação da secretária nacional de defesa do consumidor do Ministério da Justiça, Juliana Pereira da Silva, e do presidente da TelComp (Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas), João Moura, além de representantes de outros sindicatos.
O presidente da Nextel do Brasil, Sérgio Chaia, também confirmou presença para responder sobre a qualidade dos serviços de telecomunicações da empresa.
Paralelo à Comissão de Ciência e Tecnologia, os integrantes da subcomissão de Telefonia Móvel também pretendem ouvir o presidente da Anatel. O requerimento para comparecimento de Rezende deve ser apresentado ontem à tarde.