Presidente da OAB ressalta importância dos advogados

Hoje (11 de agosto) é comemorado o Dia do Advogado. O Diário do Noroeste entrevistou o advogado Anderson Donizete dos Santos, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Paranavaí.
Ele falou dos avanços conquistados pela categoria, da atuação nos movimentos sociais e da luta constante no intuito de conseguir melhorias para exercer a profissão. Na seção de Paranavaí existem 450 profissionais cadastrados. O mercado está saturado porque não existem muitas empresas e indústrias, avalia.
O presidente fez questão de ressaltar que a entidade é guardiã da constituição e que sempre lutou pelo estado democrático de direito. “Em todos os períodos a OAB esteve presente nas lutas sociais. Não tenho dúvida que somos umas das entidades mais importantes e atuantes no Brasil. Para isto, basta voltar no tempo e ver que todos os grandes movimentos na história do Brasil, a OAB estava presente”, afirmou.
OPINIÃO – Falando sobre os processos digitais, o presidente expôs as dificuldades que surgem no dia a dia do advogado porque não existe uma unificação na forma de trabalhar. “Cada tribunal atua de uma maneira. Para piorar, isso muda de acordo com o estado. Mesmo assim, os processos digitais vieram para trazer um avanço para a categoria, que perde menos tempo em idas e vindas aos Fóruns”, comentou.
Sobre o movimento social que foi para as ruas recentemente o presidente afirmou que a entidade é totalmente favorável quando acontece de forma pacífica. O advogado lembrou que mais uma vez a OAB terá papel importante na “construção” da reforma política e tributária que deverá acontecer em breve.
Quando o assunto é a redução da maioridade penal, o presidente da OAB mostrou a opinião pessoal. Ele disse que a redução não adiantará se não houver mudanças na educação e na criação de oportunidade para os jovens. “Se não tiver avanços na educação e na criação de oportunidades, estaremos apenas aumentando a população carcerária”, disse.
Outro tema polêmico abordado pelo advogado foi a construção
de um presídio em Paranavaí. Ele é totalmente favorável e argumenta que o atual local onde funciona a cadeia municipal, é uma bomba relógio na área central da cidade.
RIGOR – Sobre a grande quantidade de cursos de Direito, o líder classista disse que em termos nacionais a entidade luta para não haver liberação de novos cursos de Direito no Brasil. Quanto ao exame da Ordem, ele diz que é necessário para defender o cidadão e até mesmo o bacharel.
“Atualmente existem três exames anuais da Ordem e estamos lutando para diminuir para dois exames. O exame é necessário para que o bacharel exerça a profissão de fato e com conhecimento. Caso contrário pode haver um caos. Devo ressaltar que não estamos fazendo uma reserva de mercado”, explicou.
No intuito de oferecer um serviço de qualidade, Santos explicou que apenas nos últimos sete meses a OAB ofereceu em Paranavaí cerca de 180 cursos telepresenciais (via satélite) e em salas de aulas. O advogado afirmou que 30% destes cursos foram gratuitos e o restante teve cobrança de preço simbólico.
BALANÇO – Desde que assumiu a presidência há sete meses, o presidente da OAB procurou criar um canal permanente de comunicação com os advogados. Para isso, foram criados site e páginas nas redes sociais. Além disso, um questionário foi distribuído aos advogados. O objetivo é de chegar há um diagnóstico mostrando a realidade no município.
Por causa dos Processos Eletrônicos, a OAB investiu na instalação de internet sem fio (WI-FI) nos Fóruns. Além disso, as salas dos advogados receberam novos computadores que estão à disposição da categoria.
Os dirigentes da Ordem dos Advogados do Brasil de Paranavaí também atuaram na luta pelo exercício da profissão. Em sete meses foram redigidos mais de 60 ofícios solicitando o cumprimento da lei e reivindicações para casos pontuais. “Tudo isso para melhorar e aperfeiçoar a Justiça”, concluiu o presidente.
ORIGEM – O termo “Advogado” provém do latim, “ad vocatus”, que significa aquele que foi chamado para socorrer outro perante a justiça, significa também patrono, defensor ou intercessor. O exercício da advocacia é mundialmente conhecido e sua atuação é para aconselhar, ajudar, defender, interceder e fazer valer a cidadania.
Desde a Constituição de 1988 a profissão do advogado é indispensável à administração da justiça. O advogado é classificado como um dos operadores do direito, tal como o juiz, o promotor, o defensor público e os juristas em geral.