Presidentes sindicais se reúnem para definir os termos da Convenção Coletiva de Trabalho

As negociações para definir os termos da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) poderão ser concluídas nos próximos dias. O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Paranavaí e Região (Sivapar), Edivaldo Cavalcante, disse que está otimista quanto ao avanço das conversas com a presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio, Elizabete Madrona.
Ele informou que os representantes das duas categorias chegaram a alguns acordos, por exemplo, em relação aos dias e horários de funcionamento dos supermercados e das lojas do Shopping Cidade Paranavaí.
O calendário para o comércio de rua ainda não foi definido por causa das datas comemorativas e das ações de estímulo às vendas.
A expectativa de Cavalcante é que até a semana que vem o documento esteja concluído. Otimista, ele disse que as negociações estão transcorrendo sem grandes dificuldades, em parte por causa das reuniões realizadas anteriormente pelas comissões patronal e laboral.
Os dois grupos se reuniram no dia 8 de julho para discutir a CCT. Na ocasião, definiram o índice do reajuste salarial e a abertura do comércio no final do ano. “As comissões fizeram as negociações avançarem. É que são os patrões e os empregados que sabem as necessidades do dia a dia”, avaliou o presidente do Sivapar.
Outra reunião foi realizada na última terça-feira, garantindo que fosse possível encontrar consenso em mais alguns itens da CCT. Ainda nesta semana, haverá um novo encontro entre os dois presidentes. Até o fechamento desta matéria, o dia e o horário da conversa entre os líderes sindicais não estavam definidos.
ACORDO – A Convenção Coletiva de Trabalho é o documento que determina as condições para a relação entre patrões e empregados. O acordo vale por um ano, sendo que os termos em discussão terão vigência até 31 de maio de 2017.