Prevenção ao suicídio é tema de palestra em Terra Rica

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), realizou na quarta-feira, no Centro Catequético da Paróquia Santo Antônio de Pádua, uma palestra sobre como prevenir o suicídio, ministrada pela psicóloga, Lilian Fernandes Lima.
A palestra abordou quais os fatores de risco que levam ao suicídio e como lidar com as pessoas que têm pensamento de morte. “A cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio em alguma parte do planeta e os meios mais comuns são: envenenamento, armas de fogo e enforcamento”, disse a psicóloga.
A maioria das pessoas com ideia de morte comunica seus pensamentos e intenções suicidas. “Elas, frequentemente, dão sinais e fazem comentários sobre querer morrer, dizem que não valem pra nada. Todos esses pedidos de ajuda não podem ser ignorados”, afirmou Lilian.
Para a psicóloga a melhor maneira de ajudar a pessoa com risco de suicídio é a conversa. “O primeiro passo é achar um lugar adequado onde uma conversa tranquila possa ser mantida com privacidade razoável”, concluiu ela.
Além de usuários e profissionais do NASF, a palestra também contou com a participação de diversos outros profissionais envolvidos nas ações de atenção à Saúde e com a comunidade em geral.