Prevenção em Saúde em São João do Caiuá

Na última quarta-feira (17) e quinta-feira (18) o Departamento Municipal de Saúde de São João do Caiuá realizou atividade na Escola Municipal Maria Cernak, ensino fundamental, com a presença do personagem Zé Gotinha, símbolo da vacinação infantil contra a poliomielite.
O objetivo foi conscientizar as crianças sobre a importância da vacinação e alertar sobre a prevenção de várias outras doenças, atingindo um público de 470 alunos em média. Foi destacada a importância da regularidade na manutenção dos esquemas vacinais.
Aos pais foi solicitado, por meio de bilhetes, o encaminhamento das crianças até a Unidade de Saúde para adequação do esquema vacinal em atraso.
Tal atividade possui apoio da 14ª Regional de Saúde de Paranavaí e está programada para ter continuidade nesta segunda-feira (22) na Escola Municipal Alda de Aguiar Silveira (pré-escola) com um público de 140 alunos.
Atividades de prevenção como esta, têm sido programadas pela Prefeitura por uma equipe do CEPES (Central de Planejamento Estratégico em Saúde), o qual realiza mensalmente capacitação com as equipes de ESF (Estratégia Saúde da Família), com abordagens focalizadas com campanhas locais de prevenção em saúde.
Neste ano foram realizadas campanhas contra o escorpião e caramujo africano; campanha contra as hepatites e Saúde do Homem, assim como exame de PSA na prevenção ao câncer de próstata; abordagens em saúde bucal; e atualmente desenvolvem atividades quanto ao uso indevido de medicamentos.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Sonia Maria Aued, é dado total apoio e liberdade de atuação à equipe responsável por tais planejamentos. Entende que há reflexo positivo nas ações desenvolvidas em São João do Caiuá, como a considerável redução dos casos de dengue.
Segundo a secretária, essas atividades também vão de encontro às abordagens previstas no PSE (Programa Saúde na Escola), estendendo para toda a comunidade um enfoque quanto à conscientização e prevenção em saúde.
Os coordenadores do CEPES, Magno César Zonta, João Batista Smecelato, Vaneide Aparecida Vieira e Patrícia Cristina B. Lauretti destacam o quanto este trabalho tem refletido no serviço desempenhado pelos agentes comunitários de saúde.