Problema na captação de água está resolvido, diz gerente da Sanepar

O rompimento da represa do Ribeirão Arara, em Paranavaí, no sábado de manhã, interferiu diretamente na captação de água para abastecer a cidade. Foi preciso interromper o processo por causa da grande quantidade de terra que chegou aos reservatórios da Sanepar.
A medida adotada pela equipe da companhia de abastecimento resultou na falta de água em diferentes bairros. Mas, de acordo com o gerente regional da Sanepar, Arnaldo Giovani Rech, o nível dos reservatórios já foi normalizado, ou seja, o problema está resolvido.
No entanto, o risco de enfrentar situações como essa outras vezes ainda existe. É que restaurar a represa exige estudos técnicos e licenças de órgãos ambientais, o que leva tempo. Sendo assim, Rech não soube dizer quando seria possível iniciar o trabalho de recuperação.
A explicação para os danos está no grande volume de chuva registrado nos últimos dias. Segundo o gerente regional da Sanepar, o solo encharcado pode ter provocado o rompimento da barreira e, consequentemente, interferido na rede de captação.
ÁGUA ESCURA – O excesso de terra comprometeu a coloração da água no final de semana. Mas não foi a primeira vez que a água distribuída pela Sanepar ficou escura. Em meados de janeiro, fortes chuvas também tiveram efeito negativo sobre a qualidade do produto. Na ocasião, Rech informou que a água estaria com excesso de ferro, presente em grande quantidade no solo da região.