Problemas no sistema dificultam obtenção do seguro-desemprego

Por causa de uma instabilidade no portal Mais Emprego, sistema que dá acesso ao Programa Seguro-Desemprego, quase metade (47,8%) dos trabalhadores que buscaram o benefício em dezembro nos 28 postos do Poupatempo no Estado de São Paulo não conseguiram concluir a solicitação. Segundo a assessoria do Poupatempo, o sistema começou a apresentar problemas em dezembro, mas a situação piorou neste mês. Só em janeiro, até o dia 16, o Mais Emprego apresentou instabilidade em nove dias, o que fez com que 25.877 pessoas não conseguissem formalizar o pedido do benefício, o que corresponde a 35,85% das solicitações registradas até aquela data. A Folha de S.Paulo apurou que algumas pessoas chegaram a ir a quatro lugares diferentes, entre postos do Poupatempo, Ministério do Trabalho e CAT (Centro de Apoio ao Trabalho) em busca de uma solução. A Sert (Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho), responsável pelo gerenciamento de 250 PATs (Postos de Atendimento ao Trabalhador) em São Paulo  inclusive aqueles dentro das unidades Poupatempo , informou que vem cobrando melhorias do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), responsável pelo Mais Emprego. Embora o sistema seja utilizado no país inteiro, o ministério disse, em nota, que só recebeu reclamações de São Paulo e que, no restante do Brasil, não foi registrada nenhuma instabilidade. O órgão afirmou ainda que os problemas foram relatados à Dataprev, empresa responsável pela operação do sistema, que já foi restabelecido em São Paulo, ainda segundo a nota. "Nenhum trabalhador sofrerá qualquer prejuízo por essas dificuldades pontuais e temporárias". PRAZO – Quem tiver sido dispensado sem justa causa e tiver recebido salários consecutivos em um período de seis meses anteriores à data da demissão tem direito ao seguro. O benefício pode ser solicitado entre o 7º e o 120º dia após a data da dispensa. Segundo o ministério, se o beneficiário perder o prazo para a solicitação do seguro devido à instabilidade do sistema haverá uma correção da data. A Sert também afirma que, "caso o prazo não seja cumprido por algum motivo, inclusive por inconsistência do sistema, o cidadão deve dar entrada no primeiro dia útil subsequente. Em seguida, ele será encaminhado à superintendência do MTE, onde entrará com recurso para a liberação do benefício". Vale ressaltar que a solicitação do seguro-desemprego pode ser feita em qualquer posto de atendimento do ministério no Estado superintendência, gerências ou postos de atendimento.