Procon de Paranavaí orienta sobre compras durante a Black Friday
Uma ideia que deu certo nos Estados Unidos e passou a ser reproduzida no Brasil, a chamada Black Friday estimula o consumo e movimenta o comércio. Na ocasião, lojistas anunciam condições de pagamento atrativas e descontos de encher os olhos dos clientes.
Mas é preciso ter cuidado. De acordo com a coordenadora do Procon de Paranavaí, Aline Cruz de Campos Garcia, as falsas promoções são comuns durante a Black Friday. “Lojistas usam a estratégia de aumentar os preços uma semana antes e baixá-los no dia do evento, para maquiar os descontos”.
Para evitar essa situação, a dica é pesquisar os preços com antecedência. Assim, quando chegar o dia, o consumidor terá como comparar os valores. Aline orienta que as pessoas guardem encartes de ofertas e fotografem as etiquetas dos produtos, para documentar a fraude, quando for o caso.
Na Black Friday de 2015, o Procon de Paranavaí não registrou situações de promoção fraudulenta no comércio local. As compras pela internet, no entanto, renderam reclamações dos consumidores. “Principalmente nos sites não confiáveis”, afirma Aline.
É preciso se certificar de que há segurança para fechar negócios online. Pesquise informações sobre as empresas nas redes sociais e nos navegadores de busca e leia comentários e reclamações de outros consumidores. Outra dica é verificar se o site apresenta o selo de segurança.
Mesmo tomando todos esses cuidados, é possível haver surpresas ruins, por exemplo, em relação ao prazo de entrega ou à qualidade do produto. Por isso, é importante salvar e-mails e trocas de informações feitas pela internet. Se o consumidor enfrentar problemas, terá como acionar a empresa judicialmente.
LEGISLAÇÃO – A coordenadora do Procon de Paranavaí ressalta que o Código de Defesa do Consumidor estabelece que toda a oferta de produtos obriga o fornecedor que a veiculou a cumpri-la. Se a empresa negar, os materiais publicitários podem ser usados como provas na hora de fazer a reclamação.
Outra exigência é que os preços dos produtos expostos em vitrines sejam identificados de forma clara e visível. As etiquetas precisam conter, pelo menos, valores à vista e a prazo. A obrigatoriedade evita que os clientes passem por situações constrangedoras.
Aline lembra, ainda, que mesmo na compra de itens em oferta ou durante promoções como a Black Friday, o consumidor tem de exigir a nota fiscal. “É o documento essencial para a garantia do produto, a realização de troca (em caso de problema) ou a reclamação”.
BLACK FRIDAY – O evento comercial que teve início nos Estados Unidos tem como finalidade estimular as vendas. Ocorre um dia após o feriado estadunidense de Ação de Graças (comemorado na quarta quinta-feira de novembro). Neste ano, será no dia 25.
ESTÍMULO – De acordo com o gerente executivo da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), Carlos Henrique Scarabelli, haverá uma campanha institucional para estimular as vendas no último final de semana do mês.
Ele revela que os lojistas já estão se preparando para a Black Friday e destaca que a expectativa é vender entre 5% e 7% a mais do que no mesmo período do ano passado.
E para garantir que os resultados sejam positivos, as empresas comerciais da cidade terão horários especiais de atendimento na sexta-feira (25), das 8 às 21 horas, e no sábado (26), das 9 às 17 horas.