Procon inicia campanha de renegociação de dívidas. Ação vai até 22 de março

Tem dívidas, mas não sabe como fazer para pagar? Que tal participar da campanha de renegociação desenvolvida pelo Procon de Paranavaí? Trata-se de uma oportunidade para quitar os débitos em atraso e colocar as finanças em dia. A ação teve início ontem e se estenderá até 22 de março.
A proposta é promover o contato entre consumidor e credor, com o objetivo de buscar um acordo para o pagamento. Para isso, é necessário que as pessoas se dirijam ao Procon de Paranavaí e apresentem cópias de RG, CPF, comprovante de endereço residencial e documento que ateste o débito.
De acordo com o diretor do Procon, Carlos Eduardo Balliana, o mais importante é que o comprovante da existência da dívida identifique a empresa, não importando se consta a data de vencimento ou o valor. 
Ele explicou que a campanha se destina a todo consumidor que possua algum débito, seja pessoa física, seja pessoa jurídica, independentemente do valor. A dívida pode ser, por exemplo, no comércio local, em uma financeira, em uma empresa de telefonia ou em uma instituição bancária.
Um ofício será enviado ao credor. Se houver disposição em fazer a renegociação, uma audiência será marcada, na tentativa de garantir que as duas partes, consumidor e empresa, cheguem a um acordo. Os encontros serão intermediados por uma servidora do Procon de Paranavaí e serão realizados entre os meses de abril e maio deste ano.
A cada ano são desenvolvidas duas edições da campanha de renegociação, uma em cada semestre. Na última de 2018, foram encaminhados 74 ofícios para empresas credoras. Desse total, 34 procedimentos terminaram em acordo entre as partes. 
Dos 40 casos em que não foi possível reprogramar o pagamento, 24 resultaram da ausência dos consumidores nas audiências. A maior parte perdeu a chance de reduzir valores e encontrar condições favoráveis para quitar os débitos. Houve casos, inclusive, em que o cliente foi isento da dívida, conforme informou Balliana.
SERVIÇO – O Procon de Paranavaí fica na Rua Antônio Felipe, 917, na região central da cidade. Durante os dias da campanha de renegociação, os atendimentos serão feitos das 8 às 17 horas, sem intervalo para almoço. O telefone para contato é (44) 3902-1055.