Procon orienta empresários sobre fila de espera em supermercados

Fiscais do Procon de Paranavaí visitaram supermercados da cidade para orientar os empresários e colaboradores sobre o tempo de espera dos clientes nas filas. O objetivo do órgão de defesa do consumidor é conscientizá-los sobre o cumprimento da Lei Estadual 3.400/2001.
De acordo com a legislação, em dias normais o cliente não pode esperar mais do que 20 minutos. Em véspera de feriado prolongado ou no dia seguinte, o prazo se estende para 30 minutos.
Apesar de ser uma lei de mais de dez anos, o Procon de Paranavaí não costuma receber reclamações sobre o tempo de espera nas filas de supermercados. Para a fiscal Tatiane Dariva Guassu, existem duas possibilidades. “Ou os consumidores não conhecem a legislação ou a determinação está sendo cumprida”.
De qualquer forma, a também fiscal do órgão de defesa do consumidor Letícia Buckner informa os clientes de supermercados que é possível formalizar a reclamação, ligando para o Procon. Para o contato por telefone, o número é (44) 3902-1055. O endereço é Rua Antônio Felipe, 917.
PUNIÇÕES – Se o Procon constatar o descumprimento da lei, pode aplicar multa de aproximadamente R$ 2.300. Em caso de reincidência, o valor sobe para quase R$ 11.400. A partir da sexta vez que o órgão de defesa do consumidor verificar a irregularidade, a multa vai para R$ 22.700.
RIGOR – A intenção é manter fiscalização constante, especialmente nos supermercados com maior fluxo de clientes. Se inicialmente o trabalho do Procon é de conscientização dos empresários, em uma próxima etapa as multas serão aplicadas quando houver irregularidades.
SUPERMERCADO – Para evitar problemas com a legislação, o gerente de um supermercado Luiz Angelo Prando destaca a preocupação com o atendimento aos clientes. “Quando verificamos que uma fila está grande, abrimos outro caixa para atender os consumidores. Em dias de mais movimentos, todos funcionam”.