Produção de grãos avança 50% em oito anos, mostra Expedição Safra

No momento em que o Brasil planta nova safra recorde de grãos e se depara com uma demanda por alimentos de uma população mundial que deverá passar de 7 bilhões a 9 bilhões até 2050, foi lançada na quarta-feira (20), em Foz do Iguaçu (PR), a 8ª edição da Expedição Safra sob a temática “Expansão que desafia preço, mercado e sustentabilidade”.
O levantamento técnico-jornalístico acompanha as potencialidades do plantio à colheita de grãos desde 2006/07 e nesse período verificou que a produção cresceu perto de 70 milhões de toneladas, passando de 131,57 milhões de toneladas até atingir potencial para 200 milhões de toneladas para esta safra – um crescimento de mais de 50% nos últimos oito anos.
“Agronegócio hoje é o que traciona a economia e, para o crescimento sustentável, é preciso haver mercado, infraestrutura e logística. A Expedição Safra objetiva levantar o debate em busca de soluções e alternativas aos gargalos”, afirma o coordenador do projeto, Giovani Ferreira.
Ao todo, o levantamento já percorreu mais de 350 mil km em dez países na América do Norte e do Sul, Europa e Ásia.
Os trabalhos desta edição seguem até o primeiro semestre de 2014. Além de percorrer os 14 estados brasileiros responsáveis por 90% da produção nacional de soja e milho e as regiões produtoras dos Estados Unidos, Paraguai e Argentina, a temporada 2013/14 fecha com uma viagem a África.
MAPA LOGÍSTICO – Durante o evento, também foi apresentado o mapa logístico do Brasil, que objetiva mostrar um retrato de onde se produz, quais são as distâncias e percursos de escoamento, bem como as portas de saída da produção brasileira. Novidade desta temporada, o material terá atualização anual, acompanhando as sondagens da Expedição. “Apesar de precária, a infraestrutura brasileira está melhorando. Mas é necessário discutir a respeito, pois aí está o diferencial competitivo”, avalia Ferreira.
Desenvolvida pelo Núcleo de Agronegócio da Gazeta do Povo, do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom), a Expedição Safra 2013/14 conta com apoio técnico da INTL FC Stone e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), além de apoio da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar) e Toyota. O projeto é um oferecimento do Governo do Paraná, apresentado pela New Holland, com patrocínio da Caixa Econômica Federal e copatrocínio da Seara.