Professores auxiliam alunos que retornam do Japão a se adaptarem na rede municipal

Um encontro reuniu, na última semana, professores que participaram do intercâmbio entre Brasil e Japão na área de educação e alunos da Rede Municipal que recentemente regressaram ao Brasil depois de terem residido e frequentado escolas no sistema japonês.
Os encontros são realizados bimestralmente na sede da Secretaria Municipal de Educação e tem como objetivo promover o diálogo e a troca de experiência entre alunos e professores sobre a vivência de cada um fora do país.
“Esses momentos beneficiam os alunos na sua adaptação às escolas. Na oportunidade as crianças falam das dificuldades encontradas nas escolas do município e são orientadas pelos professores que buscam uma forma de ajudá-las e compreendê-las. Também são realizadas atividades, dinâmicas e técnicas aprendidas no Japão”, observa Fátima Ferreira Louro, diretora de Educação da Seduc.
Os encontros contam com a participação das professoras Angela, Crislaine, Cilma, Eliane e Maria Rosa. Elas permaneceram durante seis meses em Toyoshachi, cidade coirmã de Paranavaí, e são difusoras da cultura japonesa nas escolas municipais.