Professores da rede municipal participam de capacitação da Provinha Brasil
A Secretaria Municipal de Educação (Seduc), através dos Departamentos de Alfabetização e Matemática, promoveu no último dia 25 de setembro, terça-feira, o encontro “Reflexões sobre a Provinha Brasil”.
Com o propósito de subsidiar o planejamento pedagógico e, consequentemente, melhorar o aprendizado, a atividade capacitou os professores dos 2º anos da rede municipal para a melhor análise dos resultados da Provinha Brasil e incentivou a reflexão sobre a matriz de referência da avaliação e as habilidades relacionadas ao processo de alfabetização.
“A Provinha Brasil fornece um diagnóstico sobre o processo de alfabetização dos alunos aos professores e gestores das redes públicas de ensino, permitindo intervenções mais precisas ao longo desse processo”, explica Sônia Costa Brum, Supervisora Pedagógica de Alfabetização da Seduc.
Aplicada em duas etapas, uma no início e outra no final do ano letivo (este ano marcada para acontecer em novembro), essa avaliação oferece informações sobre os conhecimentos agregados pelos alunos, no que diz respeito às habilidades de leitura e matemática ao longo do ano.
Segundo Sônia, as concepções que embasam a Provinha Brasil consideram que as habilidades relacionadas ao processo de alfabetização e letramento não se desenvolvem apenas nos dois primeiros anos da educação formal, mas continuamente, durante toda a educação básica.
No entanto, acredita-se que, se os problemas forem identificados e sanados ainda no início da vida escolar da criança, as chances de uma aprendizagem efetiva serão potencializadas.
“Acreditamos que os professores possam fazer uso desse instrumento para uma reflexão sobre sua prática escolar, sobre o processo de construção de conhecimento e sobre o desenvolvimento das habilidades necessárias para a alfabetização”, completa a supervisora.
Com o propósito de subsidiar o planejamento pedagógico e, consequentemente, melhorar o aprendizado, a atividade capacitou os professores dos 2º anos da rede municipal para a melhor análise dos resultados da Provinha Brasil e incentivou a reflexão sobre a matriz de referência da avaliação e as habilidades relacionadas ao processo de alfabetização.
“A Provinha Brasil fornece um diagnóstico sobre o processo de alfabetização dos alunos aos professores e gestores das redes públicas de ensino, permitindo intervenções mais precisas ao longo desse processo”, explica Sônia Costa Brum, Supervisora Pedagógica de Alfabetização da Seduc.
Aplicada em duas etapas, uma no início e outra no final do ano letivo (este ano marcada para acontecer em novembro), essa avaliação oferece informações sobre os conhecimentos agregados pelos alunos, no que diz respeito às habilidades de leitura e matemática ao longo do ano.
Segundo Sônia, as concepções que embasam a Provinha Brasil consideram que as habilidades relacionadas ao processo de alfabetização e letramento não se desenvolvem apenas nos dois primeiros anos da educação formal, mas continuamente, durante toda a educação básica.
No entanto, acredita-se que, se os problemas forem identificados e sanados ainda no início da vida escolar da criança, as chances de uma aprendizagem efetiva serão potencializadas.
“Acreditamos que os professores possam fazer uso desse instrumento para uma reflexão sobre sua prática escolar, sobre o processo de construção de conhecimento e sobre o desenvolvimento das habilidades necessárias para a alfabetização”, completa a supervisora.