Professores da Unespar aprovam paralisação das atividades até sexta-feira
Não vai ter aulas na Universidade Estadual do Paraná (Unespar) até a próxima sexta-feira (25). A decisão foi tomada ontem (21), durante assembleia dos docentes da instituição.
De acordo com o professor Renan Araújo, do campus da Unespar em Paranavaí, a paralisação está dividida em dois momentos. O primeiro, de hoje (22) até quinta-feira (24), tem como objetivo pressionar os deputados estaduais do Paraná em relação à data-base do funcionalismo público.
É que durante esta semana, eles farão a leitura da Mensagem 43, enviada à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) pelo governador Beto Richa. O texto suspende a data-base em janeiro de 2017, conforme previa acordo firmado entre o chefe do Executivo e os servidores estaduais.
O segundo motivo para a paralisação dos docentes são as mudanças propostas pelo Governo Federal, principalmente o congelamento de investimentos por 20 anos, como estabelece a Proposta de Emende à Constituição 55 (antiga PEC 241), que tramita no Senado. Contrários à PEC 55, os docentes da Unespar participarão da mobilização nacional programada para sexta-feira.