Professores de música participam de oficina de capacitação em educação musical contemporânea
Na última terça-feira, professores de música da Fundação Cultural de Paranavaí se reuniram na Escola Municipal de Música Luzia Guina Machado para participar da oficina de capacitação “A Formação do Professor de Música para a Educação Musical Contemporânea”, com a professora Vânia Gizele Malagutti, mestre em música pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Com ênfase no trabalho do músico e educador suíço Emile Dalcroze, Vânia propôs que professores de música trabalhem mais as experiências rítmicas corporais, além da apreciação e reflexão musical. “Música já não pode mais ser pensada como algo centrado nas ‘pontas dos dedos’. A área da educação musical hoje é muito ampla e abarca diversas tendências pedagógicas. Temos condições de nos aproximar cada vez mais dos alunos, facilitando o aprendizado”, explica.
De acordo com Vânia, ensino coletivo e novas formas de tecnologias também são temas sempre pertinentes quando se fala em educação musical, já que hoje há uma intensa discussão sobre a obrigatoriedade de se oferecer aulas de música para estudantes do ensino fundamental. “Temos condições de lutar para ampliar e efetivar o acesso à educação musical. Afinal, temos uma lei que nos ampara desde 2011. Sendo assim, os professores precisam sim se preparar para as novas demandas de ensino que estão por vir. A sociedade precisa de acesso irrestrito a aprendizado musical de qualidade”, defende.
Vânia Gizele Malagutti é graduada em educação musical pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), com especialização em educação especial pela mesma instituição, além de mestrado em música pela UFPR. É professora do Quadro Próprio do Magistério do Estado do Paraná, do Centro Universitário Cesumar (UniCesumar) e do Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor), da UEM. Também trabalha com formação de professores e educação musical voltada para bebês e crianças.
Com ênfase no trabalho do músico e educador suíço Emile Dalcroze, Vânia propôs que professores de música trabalhem mais as experiências rítmicas corporais, além da apreciação e reflexão musical. “Música já não pode mais ser pensada como algo centrado nas ‘pontas dos dedos’. A área da educação musical hoje é muito ampla e abarca diversas tendências pedagógicas. Temos condições de nos aproximar cada vez mais dos alunos, facilitando o aprendizado”, explica.
De acordo com Vânia, ensino coletivo e novas formas de tecnologias também são temas sempre pertinentes quando se fala em educação musical, já que hoje há uma intensa discussão sobre a obrigatoriedade de se oferecer aulas de música para estudantes do ensino fundamental. “Temos condições de lutar para ampliar e efetivar o acesso à educação musical. Afinal, temos uma lei que nos ampara desde 2011. Sendo assim, os professores precisam sim se preparar para as novas demandas de ensino que estão por vir. A sociedade precisa de acesso irrestrito a aprendizado musical de qualidade”, defende.
Vânia Gizele Malagutti é graduada em educação musical pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), com especialização em educação especial pela mesma instituição, além de mestrado em música pela UFPR. É professora do Quadro Próprio do Magistério do Estado do Paraná, do Centro Universitário Cesumar (UniCesumar) e do Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor), da UEM. Também trabalha com formação de professores e educação musical voltada para bebês e crianças.