Professores decidem pelo fim da greve em assembleia da APP-Sindicato
Os professores estaduais suspenderam a greve iniciada no dia 17 de outubro em assembleia na manhã de ontem em Curitiba. No último dia 22, em outra assembleia, os professores haviam deliberado por cinco votos de diferença pela continuidade da greve. O encontro reuniu 3 mil pessoas, entre professores e estudantes.
A direção da APP-Sindicato já havia recomendado o fim da paralisação – condição estabelecida pelo governo do Paraná para retomar a negociação salarial com a categoria. Nesta segunda, novamente, o presidente da APP-Sindicato, Hermes Leão, discursou pelo fim da greve. Outros discursos, inflados pela opinião dos alunos presentes, tentaram emplacar a continuidade da paralisação.
Enquanto os professores deliberavam sobre os próximos passos da greve, os alunos secundaristas começam a sair das escolas ocupadas em Curitiba.
Os principais pontos da discussão são o reajuste da data-base e o pagamento de progressões e promoções, mas os protestos acontecem concomitantemente aos movimentos que pedem a revogação da MP do Ensino Médio e da PEC 241, que delimita um teto para os gastos públicos.
Na quinta-feira (27), após um novo encontro entre professores e o governo, a Casa Civil divulgou uma nota. “O Governo do Paraná reafirma a disposição de discutir com os sindicatos dos servidores do Estado do Paraná a data-base e a implantação das promoções e progressões tendo como parâmetro R$ 1,4 milhão, previstos na PLOA de 2017, dentro de um cronograma de negociação para a discussão de alternativas, antes da votação na Assembleia Legislativa. O reajuste do auxílio-transporte e a equiparação do salário dos funcionários ao piso regional também serão incluídos na pauta de discussão”. (Fonte: Gazeta do Povo)