Professores recebem material para trabalhar alfabetização nas séries básicas
Cerca de 100 professores da rede municipal de ensino de Paranavaí receberam, na segunda-feira, o material enviado pelo Ministério da Educação (MEC) para trabalhar com a alfabetização de alunos das séries básicas.
O repasse do material faz parte do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e Paranavaí está entre os mais de 90% dos municípios brasileiros que já aderiram ao programa do Governo Federal que tem como objetivo alfabetizar todas as crianças até os 8 anos de idade.
Segundo a supervisora da Secretaria Municipal de Educação e coordenadora do programa no município, Sônia Brum, todos os professores de 1º, 2º e 3º anos da educação básica do município estão participando de um treinamento com duração de dois, com ênfase em língua portuguesa e matemática, para melhorar ainda mais os níveis de alfabetização nas escolas de Paranavaí.
Os materiais enviados pelo MEC são cadernos de alfabetização em língua portuguesa.
“O MEC tem enviado kits de materiais pedagógicos gradativamente para serem utilizados em sala de aula. Os resultados estão sendo muito positivos. Neste primeiro ano os professores estão recebendo capacitação na área de língua portuguesa, e no próximo ano será a vez de se trabalhar a matemática. Os professores estão conseguindo conciliar muito bem o conhecimento teórico que estão adquirindo com a prática em sala de aula, e isto está sendo muito positivo, pois já conseguimos observar um crescimento significativo nos índices de alfabetização”, avalia a coordenadora.
As ações do pacto são um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas que serão disponibilizadas pelo Ministério da Educação e que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores.
Aproximadamente 2.500 estudantes do ciclo da alfabetização (1º, 2º e 3º anos da educação básica) estão sendo beneficiados pelo programa em Paranavaí.
A secretária de Educação, Cida Gonçalves, participou da entrega dos materiais enviados pelo MEC e fez uma avaliação positiva da adesão de Paranavaí ao Pacto, motivando os professores a continuar se dedicando às ações apresentadas pelo programa para a melhoria da qualidade da educação na rede municipal.
As diretoras, supervisoras e orientadoras das escolas do município também prestigiaram o momento da entrega dos materiais, que aconteceu na Escola Municipal Elza Caselli.
NOVIDADE – Segundo a supervisora da Secretaria Municipal de Educação, Sônia Brum, o MEC anunciou uma novidade para este ano: a ANA (Avaliação Nacional da Alfabetização), que está prevista para ser aplicada em novembro aos alunos dos 3ºs anos da educação básica. “Hoje os alunos do 2º ano são avaliados nas questões de alfabetização através da Provinha Brasil. A ANA vai ser uma maneira de avaliarmos os resultados destas ações que compõem o Pacto Nacional, já que o programa se estende às turmas do 3º ano”, explica.