Profissionais da região fazem capacitação em sala de vacina

Profissionais de saúde de Paranavaí e região estão participando de uma capacitação denominada Sala de Vacina. Objetivo é aperfeiçoar procedimentos visando atender a clientela da melhor forma, além de seguir as inovações nos procedimentos técnicos.
Chefe da Vigilância Epidemiológica Regional, Samira Silva informa que esta é a primeira turma, com aulas durante esta semana. Até o final do ano serão quatro turmas, totalizando cerca de 150 profissionais, especialmente técnicos e enfermeiros da rede pública.
Samira detalha que a proposta é de mudança em vários aspectos, desde o atendimento, passando pela manipulação, conservação e armazenamento. “Queremos atender nosso cliente cada dia melhor”, ressalta, referindo se ao público que diariamente procura as unidades para receber a imunização.
Didático, o curso reúne partes teórica e prática. Na parte prática, orientações de humanização, tais como adotar procedimentos que causem menos dor aos pacientes. Isso vale para crianças e adultos. É sabido que muita gente tem medo de agulha e um dos desafios é minimizar o desconforto.
A vacina tem importância estratégica no enfrentamento a uma série de doenças.  Atualmente são mais de 40 imunobiológicos disponíveis na rede, informa a chefe da Vigilância Epidemiológica, prevenindo cerca de 25 doenças, dentre as quais, paralisia infantil (poliomielite), meningite, tétano, coqueluche, sarampo e tipos de cânceres (HPV), de extrema gravidade.