Profissionais da saúde explicam diferença nos números de casos de dengue em Paranavaí

Ontem, a 14ª Regional de Saúde atualizou as informações sobre os casos de dengue em Paranavaí e cidades próximas. Chama atenção a diferença entre os números dessa instituição com os da Vigilância em Saúde de Paranavaí. A explicação está no trâmite e na forma de diagnóstico (clínico e por exame).
Por enquanto, os dados da Regional levam em conta apenas os casos encaminhados para exame em laboratório. Nesta conta, são 923 notificados, 543 positivos e 294 aguardando resultado em 2013. No mesmo período foram descartados apenas 85 casos suspeitos.
Ocorre que desde que houve a confirmação da epidemia, Paranavaí passa a contar os casos pelo diagnóstico clínico, sem a necessidade de coleta para exame. Nesta contagem, a cidade chegou a 1.438 notificações até a tarde de anteontem.
O diretor da Vigilância, Décio Monteiro, opina que ainda há casos diariamente, portanto, o número já é maior. A Vigilância vai divulgar dois boletins atualizados por semana.
Chefe da Vigilância Epidemiológica Regional, Fernanda Obana explica que a situação de Paranavaí é semelhante ao cenário verificado em São Carlos do Ivaí, locais com epidemia. Tal cenário é confirmado quando há 300 casos para cada 100 mil habitantes.
Paranavaí tem 81.590 moradores (Censo 2010) e apresenta taxa, pelos números da Regional, de 665,52 por 100 mil habitantes. Já São Carlos tem 1.872,84 casos por 100 mil habitantes. A cidade possui, de acordo com o censo, 6.354 residentes.
De acordo com os dados oficiais são 119 casos positivos de dengue em São Carlos, além de 215 exames pendentes e apenas 10 negativos em 2013. Fernanda confirma um novo relatório para o início da próxima semana, já atualizando alguns dados desses municípios.

Arrastão hoje
Dentro da estratégia de promover arrastões para recolher lixo e entulho, a Vigilância e voluntários de Paranavaí trabalham hoje na região da Vila Operária. Décio Monteiro confirma o uso de sete caminhões para o serviço e pede que a população colabore, colocando para fora todo material que possa acumular água. A concentração será às 8h30 na frente do Bosque Municipal.