Profissionais de saúde participam de capacitação sobre doenças renais

Um a cada cinco homens e uma a cada quatro mulheres com idades entre 65 e 74 anos têm doença renal crônica. A partir dos 75 anos, o índice de pacientes é superior a 50%. Os números são alarmantes, mas não significam que apenas idosos podem ter problemas nos rins.
A maior dificuldade está em identificar os doentes, porque os sintomas geralmente aparecem quando a doença já está em estágio avançado. Por isso, profissionais de saúde de Paranavaí e região participaram ontem de uma capacitação voltada para o reconhecimento de fatores de risco que podem resultar em complicações renais.
O evento marcou o Dia Mundial do Rim, comemorado ontem, e contou com palestra ministrada pelo médico Bruno Eduardo de Camargo. Segundo ele, pessoas com hipertensão e diabetes são mais suscetíveis às doenças renais crônicas.
As pessoas que buscam tratamento gratuito em Paranavaí dispõem de assistência médica que tem garantido importantes resultados. De acordo com Camargo, a taxa de mortalidade está entre as mais baixas do Paraná, e o número de pacientes identificados pelas equipes de saúde está acima da média. “Significa que estão sendo vistos e direcionados para tratamento”.