Profissionais de saúde participam de reunião técnica sobre vacinação contra sarampo
REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
A campanha de vacinação contra o sarampo será dividida em duas etapas. A primeira será destinada a crianças de seis meses a quatro anos de idade. Num segundo momento, o público-alvo será composto por adultos de 20 a 29 anos. Os detalhes sobre a estratégia de imunização serão discutidos em reunião técnica, nesta terça-feira (1º), na sede da 14ª Regional de Saúde, em Paranavaí.
Até 25 de setembro, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) havia confirmado 39 casos de sarampo em todo o Paraná. Outros 217 estavam sendo investigados, dois deles na região de Paranavaí. Do total de positivos, 21 tiveram como provável fonte de infecção o estado de São Paulo, onde foram confirmados mais de 4.300 casos.
O sarampo é uma doença altamente contagiosa que pode provocar cegueira, pneumonia e sequelas neurológicas. Em casos mais graves, leva a pessoa doente à morte. A transmissão do vírus se dá por vias aéreas, através da tosse e do espirro. Os sintomas incluem febre, coriza, tosse e dor de garganta. Em seguida, surgem manchas vermelhas por todo o corpo.
CAMPANHA DE VACINAÇÃO – A primeira fase da estratégia de imunização, para crianças, se estenderá de 7 a 25 de outubro. O Dia D de vacinação será em 19 de outubro. A segunda etapa, para a população adulta, será de 18 a 30 de novembro. O Dia D de vacinação será em 30 de novembro.