Profissionais de saúde recebem capacitação sobre o uso de novo veneno contra a dengue

O avanço da dengue não somente nos municípios do Extremo-Noroeste do Paraná, mas em várias partes do Brasil tem levado o Ministério da Saúde a buscar formas de combate à dengue. Entre as medidas mais recentes está a aplicação de um novo veneno que compromete o crescimento das larvas do Aedes aegypti.
Na tarde de ontem, profissionais que atuam no controle de endemias em toda a região estiveram em Paranavaí, onde participaram de uma capacitação sobre o uso do larvicida. A ideia da substituição é evitar que o mosquito transmissor da dengue crie resistência ao produto utilizado anteriormente, o que dificultaria o extermínio.
De acordo com Walter Sordi Junior, chefe da Divisão de Vigilância em Saúde da 14ª Regional de Saúde, o processo substitutivo será feito gradativamente. A mudança ocorre periodicamente, de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde.
NOVOS EXAMES – Na semana passada, morreu uma paciente de 66 anos que estava internada na Santa Casa de Paranavaí com sintomas de dengue. Os exames laboratoriais confirmaram que ela estava com a doença, mas ainda é preciso fazer novos testes para saber se a causa do óbito foi a dengue ou outro problema de saúde que a moradora de São João do Caiuá possuía.