Profissionais de saúde tiveram treinamento em Paranavaí

Médicos e enfermeiros tiveram treinamento ontem sobre Tuberculose em Paranavaí. Durante todo o dia foram passadas informações visando o diagnóstico, já que na região o número previsto pelo Ministério da Saúde está abaixo do efetivamente detectado – são 23 pacientes de 2014 contra previsão de 107 casos.
O evento foi promovido pela Secretaria de Saúde de Paranavaí, através do SINAS – Sistema Integrado de Atendimento em Saúde. A “Atualização em Tuberculose” foi disponibilizada para 13 cidades da região. Porém, apenas cinco (incluindo a sede) mandaram representantes, observa a enfermeira Marielza Sestário, do Sinas.
Ela informa que na próxima semana haverá igual treinamento para agentes comunitários de saúde e técnicos em enfermagem. Será das 8 às 17 horas, na sede do Sindicato Rural de Paranavaí.
Para a população, uma regra básica quando o assunto é Tuberculose. Tosse por mais de três semanas é um indicativo de que está na hora de procurar uma unidade de saúde (posto do bairro). Outros sintomas característicos são: febre baixa nos fins de tarde, emagrecimento e suor noturno. A Tuberculose tem cura, basta que o tratamento não seja interrompido.